Assembleia dos funcionários avalia proposta do BNDES nesta sexta no Rio

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira (14), às 15h30, uma assembleia dos empregados do Sistema BNDES para deliberar sobre a proposta do banco para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2012.

Em negociação ocorrida na última segunda-feira (10), com a Contraf-CUT, o Sindicato, a AFBNDES e as demais associações dos funcionários do BNDES, os representantes do banco apresentaram uma nova proposta, colocada em mesa somente após a intensificação das mobilizações dos funcionários, com protestos e paralisação de 24 horas.

Houve avanços em vários itens, como a definição do prazo para a implantação do novo plano de carreira (GEP) em 2013, que poderá trazer melhorias em diversos aspectos; manutenção da gratificação de função a ser feita no novo plano; e criação de um fórum para debater assuntos relativos à previdência complementar.

Outro ponto que evoluiu foi a não inclusão no acordo coletivo de qualquer referência à jornada de trabalho, uma questão que já está contemplada em acordo vigente.

Sobre a gratificação anual, não houve avanço. A direção do banco manteve a proposta inicial de 70% do salário, a serem pagos este ano, e 40% em 2013.

“É importante neste momento que os trabalhadores participem da assembleia para que possam opinar e votar sobre a proposta conquistada junto ao banco, de forma a escolher o melhor caminho para a construção do acordo”, afirma Carlos de Sousa, vice-presidente da Contraf-CUT.

“É fundamental ainda que os Sindicatos de Brasília, Pernambuco e São Paulo, a exemplo do Rio, convoquem assembleias para consultar também os funcionários”, orienta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram