Aposentados por invalidez definem estrat‚gias de luta na Bahia

(Salvador) Para dar continuidade às discussões sobre o anúncio da Previdência de submeter os mais de 2 milhões de aposentados por invalidez a uma nova perícia, o Sindicato da Bahia, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Centro de Estudo, Apoio e Prevenção aos Portadores de Ler/Dort (CEAPLER), promoveram, na manhã de hoje, uma assembléia que reuniu trabalhadores de todas as categorias no Ginásio de Esporte dos Bancários.

 

A intenção primordial do evento, de acordo com Fernando Dantas, membro da Comissão de Combate à LER, é levantar o questionamento sobre quais serão os critérios utilizados pelos médicos peritos para considerar um trabalhador capaz de retornar ao mercado de trabalho. “A resolução que prevê a revisão dos benefícios é legal, mas não pode se configurar como mecanismo de redução de custos da Previdência”, avaliou Dantas.

 

A assembléia foi o terceiro encontro organizado pelo Departamento de Saúde do Sindicato com o objetivo de orientar e mobilizar os trabalhadores.

 

Luta

Durante o encontro, os participantes decidiram pela realização do Dia Nacional de Luta em 18 de abril. A intenção dos representantes sindicais da Bahia é estimular a adesão do maior número de trabalhadores e entidades para realizar protestos e manifestações em todo o país.

 

Como mais uma estratégia de luta, um grupo de trabalhadores ficou responsável pela redação de um manifesto, em nome dos aposentados, para ser entregue ao Ministério da Previdência. Além disso, os representantes à frente da luta participam de um programa de TV local a fim de levar a toda sociedade a situação dos aposentados.

 

Câmara

A assembléia foi também uma oportunidade de reforçar o convite para a Sessão Especial “O trabalhador e a revisão das aposentadorias por invalidez proposta pela Previdência", que acontece no próximo dia 3 de abril, na Câmara Municipal de Salvador. De autoria do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), o evento, aberto ao público, discutirá os temas: legalidade e aspectos jurídicos, sociais e psicológicos das mudanças.

 

Novo encontro

Já está marcada para o próxima quarta-feira, dia 4, às 9h, uma nova assembléia no Ginásio de Esporte, localizado na ladeira dos Aflitos. O diretor do Departamento de Saúde, José Barberino, alerta para a fundamental importância da presença dos trabalhadores e relembra que todas as categorias estão convidadas.

 

Fonte: Seeb Bahia

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram