Anapar promove curso sobre conceitos e aspectos atuariais da previdência

Será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília, o curso sobre conceitos e aspectos atuariais da previdência complementar da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar). A duração é de 16 horas-aulas, sendo destinado a militantes e dirigentes de entidades de classe, trabalhadores e dirigentes de fundos de pensão, além de participantes que tenham interesse pelo tema.

Um dos objetivos do curso é apresentar os conceitos básicos para a compreensão da importância da atuária no universo dos planos de benefícios previdenciários. Também estarão contempladas a avaliação atuarial e suas etapas, o plano de custeio e as Demonstrações Atuariais (DA). O curso discutirá ainda a escolha das premissas, os testes de aderência e como analisar os resultados obtidos na avaliação atuarial.

O conteúdo programático do curso foi montado em torno de temas como a caracterização da atividade profissional do atuário, as ferramentas básicas do atuário, os fundamentos da matemática atuarial, os planos de benefícios, os regimes financeiros e métodos de financiamento, as etapas de uma avaliação atuarial, as provisões matemáticas e custeio, o balanço atuarial e as demonstrações atuariais.

As aulas serão ministradas das 9h às 18h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.anapar.com.br, com pagamento via boleto bancário emitido no ato da inscrição. O valor por participante é R$ 405,00.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (61) 3326-3086 / 3326-3087 e pelo e-mail [email protected]

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram