Agências em Alagoas continuam desrespeitando lei estadual das filas

Clientes e usuários sentam até no chão diante da longa espera

As filas nas agências bancárias de Alagoas continuam mesmo com a lei estadual que prevê um limite de espera. Os clientes estão procurando o Sindicato dos Bancários para fazer denúncias.

Desta vez foi a agência da Caixa Econômica Federal de Pajuçara. A maioria das queixas relaciona-se à demora no atendimento e pouca quantidade de caixas funcionando, principalmente nos horários de pico.

Nesta segunda-feira (1º), uma cliente chegou à agência por volta de 11h35 para fazer um pagamento e só conseguiu realizá-lo por volta das 15h. No momento havia apenas dois caixas ativos para atender quase 60 pessoas que aguardavam na fila.

“Um verdadeiro absurdo, os bancos não respeitam a população. Tive muita raiva e ao mesmo tempo pena dos dois bancários que não tiveram tempo nem de tomar água durante o período em que passei na fila. Vou procurar meus direitos, isso não vai ficar assim”, declarou a cliente Maria Solange.

A Lei estadual nº 7.806/02 diz que os bancos têm 20 minutos para atender os clientes em dias normais e 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal, dia de vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou depois de feriados prolongados. Passou disso, a lei está sendo descumprida e o cliente poderá reclamar na CMCCU, PROCON e no Ministério Público.

O Sindicato alerta que qualquer pessoa pode acionar os bancos judicialmente, para isso basta levar o comprovante de que ficou acima de 20 minutos na fila, que um procedimento é aberto contra o banco. As instituições são chamadas para dar explicações e as consequências do descumprimento podem gerar multas. Dependendo da situação, o cliente poderá até mesmo ser ressarcido pelo tempo perdido.

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