Agência do Itaú em Santos é interditada por descumprir lei das filas

Prefeitura fechou agência que já havia recebido duas multas

A agência Itaú Centro, que fica na Rua General Câmara, em Santos, foi fechada pela Prefeitura nesta quarta-feira (11) por não cumprir a lei que determina tempo máximo de espera para atendimento de clientes. Antes de ter o alvará de funcionamento suspenso por 24 horas, o banco já tinha recebido duas multas por não respeitar a legislação municipal criada em 2005. Apenas os serviços de autoatendimento estão funcionando.

Para a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, as demissões de bancários, os cortes de postos de trabalho e a obrigação dos caixas de vender produtos para cumprimento de metas são as principais razões para o tempo de atendimento ser maior que o estipulado na lei.

“Esses problemas são a realidade das agências não só na Baixada Santista, mas em todo o Brasil, principalmente após a fusão do Itaú com o Unibanco, que gerou milhares de cortes. A cada dia que passa são menos bancários e mais metas, que dão margem para assédio moral e exploração dos trabalhadores”, afirma Élcio Quinta, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú.

O Sindicato orienta a população a seguir denunciando qualquer banco que descumpra a legislação, por meio da Ouvidoria Municipal. É necessário apresentar o tíquete da agência que comprove que houve demora no atendimento.

A Ouvidoria fica dentro da Prefeitura, na Praça Mauá, no Centro de Santos. O telefone é 0800-112056.

Conheça a lei

A lei municipal 2.331, de 15 de setembro de 2005, foi regulamentada em 2006 por meio do decreto 4.583. A norma estabelece que bancos e demais estabelecimentos de crédito devem atender os clientes em até 15 minutos nos dias normais.

Já nas vésperas e após feriados prolongados o prazo aumenta para 20 minutos. Já em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais o tempo máximo de espera passa para meia hora.

O banco que for flagrado pela primeira vez descumprindo a lei é multado pela Prefeitura. Atualmente o valor chega a quase R$ 6 mil. Na segunda autuação o valor da multa dobra e na terceira ocorrência registrada, caso do Itaú do Centro de Santos, o alvará de funcionamento é suspenso por 24 horas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram