Agência do Banrisul interditada por risco de desabamento e insegurança

O risco iminente de desabamento do telhado, agravado pela forte chuva que atinge o Estado, colocando em risco a vida de bancários, vigilantes e clientes, provocou no final da manhã desta terça-feira, dia 29, a interdição da agência Eldorado do Sul, do Banrisul, na Grande Porto Alegre. O prédio foi interditado pessoalmente pelo superintendente Regional do Trabalho e Emprego (STRE), Heron de Oliveira, pela chefe de Fiscalização do Trabalho do mesmo órgão, Iara Hudson, assim como o médico do Trabalho, Sidney dos Santos Rodrigues. A ação foi acompanhada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários), que denunciou a insegurança e a precariedade das instalações do prédio, bem como o descaso do banco.

Conforme o funcionário do Banrisul e secretário-geral do SindBancários, Fábio Soares Alves, “a interdição foi a única solução possível diante da absoluta falta de segurança do prédio, como forma de proteger a vida dos trabalhadores, clientes e usuários”. Os funcionários foram remanejados para unidades de Guaíba e Porto Alegre. Os clientes estão sendo orientados a procurar atendimento em Guaíba, a agência mais próxima.

“Com essa decisão, o Banrisul terá que apresentar à SRTE um laudo de estrutura do telhado e do forro, revisão do sistema elétrico, assim como o programa de prevenção de incêndio. Tomando essas medidas, poderá solicitar uma nova vistoria para tentar reabrir a agência”, esclareceu Oliveira.

“Estamos desde outubro do ano passado alertando para o perigo de um desabamento. Na semana passada decidimos paralisar as atividades na última quarta-feira, dia 23”, destaca o diretor da Contraf-CUT, Ernesto Humberto dos Santos.

“A estrutura da construção está comprometida e o telhado tem sérios problemas, sendo sustentado com escoras de madeira para evitar sua queda”, aponta Fabinho.

Na ocasião, os dirigentes sindicais estiveram reunidos com o prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, e solicitaram a vistoria do prédio. Após vistoria de um fiscal da prefeitura e um engenheiro do Crea, foi emitida uma notificação apontando as irregularidades. Quando retornaram nesta terça-feira, os dirigentes constataram que nenhuma medida havia sido implementada pelo banco.

“A pressa agora é do banco, pois, se não resolver os graves problemas de insegurança, a agência vai permanecer interditada”, conclui o secretário-geral do SindBancários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram