AFBNB e CAPEF discutem questões de interesse do funcionalismo

(Fortaleza) Na tarde da última sexta-feira, 21 de dezembro, diretores da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) e da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (Capef) se reuniram para tratar de assuntos de interesse do funcionalismo. Na pauta, realização de curso sobre previdência para os funcionários do Banco, possibilidade de redução da contribuição dos aposentados, ações para a implantação do Plano CV (Contribuição Definida), dentre outros pontos. O encontro foi uma deliberação do Conselho de Representantes da AFBNB.

No início da reunião, o diretor de Comunicação e Cultura da AFBNB, Dorisval de Lima, agradeceu à Diretoria da CAPEF pela oportunidade e manifestou o interesse da Associação em manter reuniões sistemáticas para o acompanhamento das questões que dizem respeito ao corpo funcional. Em seguida, apresentou a primeira demanda da entidade: a oferta de um curso sobre Previdência para todos os funcionários do BNB. “Ainda não temos a cultura de discutir Previdência no Banco. As pessoas pensam que isto é algo para se pensar somente na época da aposentadoria”, aponta o diretor. “A CAPEF está à disposição para a realização deste curso, pois nós temos todo o interesse em democratizar as informações”, garantiu Diretor-Presidente da CAPEF, Fran Bezerra.

Quanto à redução da contribuição dos aposentados, o diretor de Previdência da CAPEF, Rômulo Amaro, informou que esta possibilidade está sendo analisada no âmbito do Grupo de Trabalho que está discutindo melhorias no Plano BD (Benefício Definido). O GT foi instituído há aproximadamente 90 dias. Hoje a contribuição dos aposentados está em 28%, aumentando para 29% no próximo ano e para 30% em 2009, segundo prevê o Acordo firmado em 2003 entre os aposentados e a CAPEF. “O desconto de 30% é insuportável para muitos aposentados. Isto precisa ser rediscutido”, afirmou José Bernardino Carleial, conselheiro fiscal da AFBNB.

A AFBNB também pediu informações sobre a implantação do Plano CV (Contribuição Variável). A CAPEF reiterou que o Plano está sob análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – órgão subordinado ao Ministério da Fazenda – há cerca de 15 dias. “O que competia ao Banco e à CAPEF foi feito”, destacou Fran Bezerra.

Na oportunidade, a Diretoria da CAPEF foi convidada a participar da 33ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, prevista para março do próximo ano – convite que teve boa recepção dos diretores presentes. “Fico muito feliz com a visita da AFBNB. Esta relação é boa para ambas as entidades”, disse o diretor de Administração e Investimentos da CAPEF, Jurandir Mesquita.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram