Acordo dos funcionários do Banpará é assinado na manhã desta terça

No ato de assinatura, Contraf-CUT e Sindicato dos Bancários PA/AP destacaram a importância do engajamento dos trabalhadores da empresa na Campanha Nacional 2008 para garantia de novas conquistas e para o fortalecimento do caratér público do banco.

Foi assinado o Acordo Aditivo dos funcionários do Banco do Estado do Pará (Banpará) nesta terça-feira (18/11). Os bancários foram representados por Alberto Cunha, presidente do Sindicato dos Bancários PA/AP, Odinea Gonçalves, diretora de Bancos Estaduais do Sindicato e da Cafbep, Milton Rezende, vice-presidente da Contraf-CUT, Carlindo Abelha, diretor da Contraf-CUT, Sérgio Trindade, vice-presidente da Fetec-CN e Kátia Furtado, presidente da Afbepa.

Durante a celebração do Acordo Aditivo, Milton Rezende destacou, em um breve discurso, a importância dos funcionários do Banpará na greve e na campanha salarial 2008, os quais fora atuantes tanto na construção das mobilizações quanto nas presenças constantes nas assembléias diárias da Campanha.

Alberto Cunha, presidente do Sindicato, ressaltou os próximos desafios do funcionalismo do Banpará, que são: a construção do PCC/PCS, a resolução dos problemas do Plano de Saúde e a eleição de um representante dos empregados no conselho de administração do banco. “Essas cláusulas são exemplos de que, mais que as vitórias econômicas, o acordo coletivo aponta para o futuro do Banpará como banco público”, afirmou Alberto Cunha.

Confira abaixo alguns destaques do acordo:

Isenção de Tarifas

O Banpará isentará os trabalhadores da ativa e aposentados do pagamento de quaisquer tarifas bancárias, salvo as decorrentes de inclusão/exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF.

Plano de cargos e salários

O Banco procederá a implantação do Plano de Cargos e Salários no prazo de 06 (seis) meses, a contar da assinatura do acordo.

Quebra de caixa para tesoureiro e coordenadores de PAB

O Banco pagará aos tesoureiros e aos coordenadores de PAB o mesmo valor pago aos caixas do banco a título de quebra de caixa, proporcionalmente aos dias em que efetivamente assumirem o cargo e desde que a ausência efetiva justifique a atuação.

Eleição para membro do Conselho Administrativo

O Banco se compromete a auxiliar nas medidas necessárias à eleição para escolha de 1 (um) membro do Conselho de Administração que represente a categoria dos funcionários, respeitados os requisitos legais e estatuários, num prazo de até 90 (noventa) dias após a assinatura desse acordo.

Expansão do Plano de Saúde

O Banpará realizará estudos quanto à viabilidade de alteração do modelo de assistência médica de seus empregados e dependentes, devendo apresentar a conclusão dos estudos até dezembro de 2008.

Abono Único

Ao empregado em efetivo exercício no Banpará em 17.11.2008 ou que estiver afastado por doença, acidente do trabalho e licença-maternidade em 17.11.2008, convenciona-se o pagamento de abono único de natureza indenizatória, desvinculado do salário e de caráter excepcional e transitório, no valor linear de R$ 905,53 (novecentos e cinco reais e cinqüenta e três centavos), a ser pago em até 10 (dez) dias úteis da data da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram