Aberto IV Congresso da UNI na África do Sul, sob o tema “Todos incluídos”

Solenidade emocionante de abertura na Cidade do Cabo

Foi aberto neste do domingo (7) na Cidade do Cabo, na África do Sul, o IV Congresso da UNI Global Union, o sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços de todo o mundo, inclusive o de finanças, ao qual a Contraf-CUT é filiado. O encontro tem como tema geral “Todos Incluídos” e vai até a quarta-feira (10).

“Houve manifestações emocionantes. Impressionante é que, com toda história de luta, prisões e resistências, este povo maravilhoso da África do Sul não cansa de agradecer a solidariedade que o mundo teve com eles”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e vice-presidente da UNI Américas Finanças.

Mandela

O evento ocorre no momento em que faz 20 anos que a África do Sul teve eleições livres e elegeu Nelson Mandela, um líder que depois de ficar 27 anos na prisão caminhou junto com o seu povo.

Um dos seus companheiros de luta e de prisão, Ahmed Kathrada, dirigente político e ativista por direitos humanos, lenda viva desta história, disse que uma das maiores lições de Madiba (como Mandela era chamado) era tratar os outros como iguais.

Ele contou que, depois de libertados, presenciou um final de conversa ao telefone de Madiba: “ok, Elizabeth”, e perguntou então para Madiba quem era aquela Elizabeth, Madiba respondeu: a rainha da Inglaterra. Seu companheiro, então, lhe perguntou por que não a chamou de rainha Elizabeth, e Mandela respondeu: “ela me chama de Nelson e eu a chamo de Elizabeth”.

Para Carlos Cordeiro, que chefia a delegação dos bancários brasileiros, “temos muito a aprender com Mandela e nunca desistir de lutar por um mundo de iguais e contra toda a forma de opressão e injustiça”.

Ações mundiais

“O congresso da UNI é muito importante porque permite que os trabalhadores de todos os continentes discutam os seus problemas e adotem ações coordenadas em nível mundial para enfrentar a ofensiva neoliberal de ataque aos seus direitos trabalhistas e sindicais e ao mesmo tempo discutir estratégias para avançar nas conquistas”, afirma Carlos Cordeiro.

A Contraf-CUT levou para o Congresso um documento, assinado em parceria com a Contracs-CUT (comerciários) e CNTV (vigilantes) sobre as eleições no Brasil e os desafios dos trabalhadores.

Veja aqui a versão em português e aqui a versão em inglês.

Estão inscritos para o IV Congresso da UNI cerca de 2 mil participantes de 420 organizações sindicais de 180 países. A partir do tema geral, o encontro estruturado para desenvolver a discussão em torno de três eixos básicos: 1. Todos incluídos para alcançar o desenvolvimento sindical; 2. Todos incluídos para recuperar nossas economias; e 3. Todos incluídos em um novo mundo do trabalho.

“A participação da Contraf-CUT no Congresso é da maior importância, uma vez que ela é a maior entidade sindical dos bancários das Américas filiadas à UNI”, destaca Mário Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

Também participam do Congresso o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, e a secretária-geral da CSI (Confederação Sindical Internacional), Sharan Burrow. Maior central sindical mundial, a CSI é presidida pelo brasileiro João Felício.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram