30º CNFBB enfocará defesa do Banco do Brasil e dos funcionários

Debates vão girar em torno das questões da era digital e do desmonte do banco

Funcionários do Banco do Brasil de todo o país se reúnem nos dias 1º e 2 de agosto, em São Paulo, no 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB). Seguindo a temática “Em defesa do Banco do Brasil e dos seus funcionários na era digital e do desmonte”, os debates vão girar em torno da importância do banco para a sociedade e dos prejuízos que a reestruturação pode causar ao caráter público da atuação do BB.

“O Banco do Brasil exerce papel fundamental para o desenvolvimento do país. Tem grande destaque no fomento do setor agropecuário, mas também em políticas voltadas às micro, pequena e médias empresas, à educação e à habitação. Se a reestruturação não levar isso em conta, toda a sociedade brasileira será prejudicada, mesmo com a utilização das mais diversas ferramentas digitais”, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Wagner Nascimento.

“O Congresso visa debater essas questões e organizar a atuação dos funcionários na luta contra o desmonte do Banco do Brasil e dos demais bancos e empresas públicas”, ressaltou o secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gustavo Tabatinga, que também é funcionário do BB.

Materiais e informações

Uma novidade desta 30ª edição do CNFBB será a substituição dos materiais impressos pela tecnologia. Toda a programação, textos de reflexões, demais subsídios e informações estarão disponíveis em um App que pode ser baixado nos celulares e/ou tablets dos delegados.

A iniciativa visa otimizar a utilização dos recursos da categoria e ampliar a gama de informações sobre o evento.

Atividades

No primeiro painel, as reflexões serão sobre o “Mundo Digital Bancário”. Em seguida, serão apresentadas e debatidas as diferentes teses do congresso. Na sequência, haverá uma análise da conjuntura nacional.

Os trabalhos da tarde se iniciam com a apresentação do projeto Reconta Aí, formado por um grupo de comunicadores e economistas especializados em bancos públicos e interessados na defesa do patrimônio público. Em seguida, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) fará uma apresentação sobre a campanha “Não mexe no meu BB”. Também serão lançados os livros “Novo Sindicalismo para o Capitalismo do Século XXI”, de Marcello Azevedo, e “Garimpeiro do Cotidiano”, de Francisco Ferreira Alexandre.

A tarde se encerra com os painéis sobre a Previdência Pública e Complementar, e sobre a Cassi/Economus e Saúde dos Trabalhadores.

O dia se encerra com uma cerimônia em defesa dos bancos públicos, com a participação dos delegados e delegadas do 35º Congresso Nacional dos empregados da Caixa Econômica Federal e do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Na sexta-feira (2), serão realizados um painel sobre a história da CEBB e a plenária de encerramento.

Veja abaixo a programação completa.

Programação:

31 de julho (quarta-feira):
Das 15h às 20hCredenciamento

01 de agosto (quinta-feira):
Das 9h às 12hCredenciamento
09hAbertura e apresentação do APP do Congresso
09h30Leitura e aprovação do Regimento Interno
10hPainel Mundo Digital Bancário
Palestrante: Ana Tércia Sanches – Pesquisadora do Centro de Pesquisas 28 de Agosto
11hApresentação das teses
12hPainel Conjuntura Nacional
Palestrante: Moisés Marques – Professor Dr. da Faculdade 28 de Agosto

13h – Almoço

14h – Apresentação Projeto Reconta Aí
Palestrante: Sérgio Mendonça – Economista e ex-diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)
14h15Apresentação da ANABB da Campanha em Defesa do Banco do Brasil “Não Mexe no Meu BB”
Reinaldo Fujimoto – Presidente da ANABB
14h45Apresentação e Lançamento dos Livros:
“Novo Sindicalismo para o Capitalismo do Século XXI”: – Autor: Marcello Azevedo
– Dirigente Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-CUT; “Garimpeiro do Cotidiano” – Autor: Francisco Ferreira Alexandre – aposentado do BB, militante, Ex-diretor da Previ e Ex-presidente do Fundo de Pensão dos Trabalhadores da BRF.
15h15Painel Previdência Pública e Complementar
Paula Goto – Diretora de Planejamento da Previ; Marcio Souza – Diretor de Administração da Previ; Marcel Barros – Diretor de Seguridade da Previ; Francisco Ferreira Alexandre – Ex-diretor da Previ, ex-presidente do Fundo de Pensão dos Trabalhadores da BRF e aposentado do Banco do Brasil

16h15 – Painel Cassi/Economus e Saúde dos Trabalhadores
Humberto Almeida – Diretor de Planos da Cassi; William Mendes – Ex-diretor da Cassi.
18hAbertura conjunta em Defesa dos Bancos Públicos do 35º Congresso Nacional dos empregados da Caixa Econômica Federal e 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
20h30Coquetel e Confraternização

Dia 02 de agosto (sexta-feira):
09h30Painel História da CEBB
10h30Plenária final e encerramento

13h00Almoço

Local do evento: Hotel Wyndham Garden Convention Norte/Espaço Immensitá. Av. Luiz Dumont Villares, 400 – Santana, São Paulo – SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram