Em resposta à Contraf-CUT, Fenaban orienta ampliação da licença-maternidade

A Fenaban enviou resposta ao ofício da Contraf-CUT solicitando que orientasse todos os bancos a aderirem ao Programa Empresa Cidadã. A entidade patronal disse que já fez a recomendação às instituições financeiras para que tomem a iniciativa permitindo a ampliação da licença-maternidade para 180 dias.

“Ainda que a Convenção Coletiva de Trabalho permita que a adesão dos bancos ao programa seja voluntária, portanto por decisão de cada instituição, na comunicação a Fenaban recomenda a adesão para permitir a oferta do benefício”, afirma a federação dos bancos na resposta à Contraf-CUT.

Já aderiram ao Programa Empresa Cidadã, garantindo às bancárias a ampliação de 60 dias na licença-maternidade, o Itaú Unibanco, Bradesco, Safra e BRDE.

O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa, Banrisul, VR, ING, Intercap, Industrial, Rendimento, Daycoval, Pine, Merril Lynch, Cruzeiro do Sul, Cacique e BES já haviam estendido anteriormente a licença-maternidade.

Além da Fenaban, a Contraf-CUT também enviou ofício diretamente aos bancos que ainda não fizeram a adesão.

“Apesar da recomendação da Fenaban em atendimento à nossa solicitação, muitos bancos ainda não aderiram ao programa, entre eles os estrangeiros HSBC e Santander, presidido pelo próprio Fábio Barbosa. Esperamos que eles sigam o exemplo dos demais e não frustrem a grande expectativa das trabalhadoras, que querem optar para usufruir esse importante avanço social e, assim, melhorar a qualidade de vida de seus filhos”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram