Vitória da Conquista protesta por mais contratações na Caixa

Descaso com clientes e usuários dos serviços foi denunciado

Na manhã desta quinta-feira (06), os bancários de Vitória da Conquista participaram do Dia Nacional de Luta por Mais Contratações na Caixa. A mobilização começou às 9h, em frente à agência da CEF localizada na Praça Barão do Rio Branco.

Com panfletagem e do carro de som, denunciaram o descaso do banco em relação aos seus funcionários, clientes e toda a população, que depende do atendimento da Caixa para receber auxílios como o Bolsa Família, retirada de seguro-desemprego e FGTS, entre outras operações que são feitas apenas pela instituição, que é gerenciada pelo governo.

A falta de funcionários nas agências da Caixa é um problema antigo que vem se agravando a cada dia. Somente neste ano, três mil bancários foram desligados da Caixa Econômica através do Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA). A sobrecarga entre os bancários é tanta, que se reflete no adoecimento da categoria e nas enormes filas enfrentadas pelos usuários dos serviços, que já relataram esperar até cinco horas para serem atendidos. A Lei dos 15 Minutos de descanso é desrespeitada diariamente, e os bancários vivem sob pressão constante.

Representantes de cursos preparatórios para concursos e aprovados na última seleção, realizada no ano passado, estiveram presentes, exigindo maior agilidade da Caixa na convocação e posse dos seus aprovados.

“O candidato cria uma expectativa, principalmente sabendo da carência de atendimento pela falta de funcionários nos bancos públicos. É muito importante uma mobilização como esta, feita pelo Sindicato, e é fundamental também que os aprovados se juntem a essas mobilizações para pressionar a Caixa Econômica, pois o banco têm lucros bilionários que não justificam a não convocação”, afirma Fabrício Pinheiro, diretor geral da Central de Cursos.

Lorena Carneiro, uma das aprovadas no concurso de 2014, relata sua frustração. “Me sinto enganada. Eu e mais quatro concursados fomos chamados, fizemos os exames em maio, pagando tudo do nosso bolso, e não tomamos posse. Só aqui em Conquista foram mais de 240 aprovados para cadastro de reserva, quase um ano e meio depois, só foram convocadas cinco pessoas que não tomaram posse ainda. A gente fica se perguntando o porquê, sendo que há essas vagas, mas fomos informados pelo banco de que não há previsão ainda”, afirma a futura bancária.

A mobilização seguiu também para as agências da CEF localizadas na Av. Crescêncio Silveira, Av. Olívia Flores, Av. Juracy Magalhães e Av. Frei Benjamin.

Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a situação é preocupante e a categoria não pode se calar. “Esta manifestação foi a forma que encontramos para levar ao conhecimento da população sobre a imensa defasagem de funcionários nas agências, e também para pressionar o governo, pois foi feito um acordo coletivo em 2014, onde o banco se comprometeu em contratar dois mil funcionários. Já estamos chegando ao final do prazo sem nenhuma sinalização dessas contratações. É preciso mais respeito aos funcionários e à população”, conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram