União, mobilização e defesa da caixa em dia de luta em Feira Santana (BA)

Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou visitas em todas as agências da Caixa da cidade
Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou visitas em todas as agências da Caixa da cidade

Nesta sexta-feira (15), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, realizou visitas em todas as agências da Caixa da cidade, participando das manifestações que aconteceram em todo o país em defesa do caráter social e público do banco, contra o seu desmonte e privatização.

O Sindicato promoveu atos públicos nas unidades, reuniões nos locais de trabalho e distribuição da carta ao presidente da caixa a fim de chamar a atenção da sociedade para a política do governo que visa a redução do papel social da Caixa e demais bancos públicos como Banco do Brasil e BNB.

Os bancários da caixa também aderiram ao manifesto, onde sua grande maioria foi trabalhar vestido preto, simbolizando a defesa da instituição.

Sandra Freitas, presidenta do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, descreve que o objetivo do governo em privatizar a caixa, além de prejudicar a população, causa achatamento salarial e outros transtornos aos bancários. “Em muitos locais, a Caixa é o único banco para atender uma região, municípios que não correspondem ao ‘rentismo’ buscado por instituições privadas. Já os empregados perderiam suas comissões, se transformando um grande problema social e de perdas de direitos que não podemos permitir “, alerta a dirigente.

Vale enaltecer, que a Caixa é responsável por aproximadamente 70% da carteira de financiamento obras de infraestrutura como investimento em esgotamento sanitário em muitas cidades do país, projetos de geração de renda, políticas sociais, além de crédito com juros mais baixos. “Temos de lutar contra a política que busca diminuir a função social do banco e pretende copiar a atuação das instituições privadas, interessadas somente nas lucratividades”. Desabafa Eritan Machado vice-presidente do Sindicato e funcionário da Caixa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram