Trabalhadores do Banpará definem reivindicações específicas

Reunidos em seminário, na sede do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, no dia 2 de agosto, os trabalhadores do Banpará definiram a pauta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional dos Bancários 2008. Durante a atividade também foram sugeridos os principais eixos de reivindicações dos funcionários do banco relacionados à renovação do Aditivo que integra a Convenção Coletiva 2007/2008.

Apesar de a implantação do Plano de Cargos e Salários ser uma reivindicação que extrapola a Campanha Nacional foi um dos pontos mais debatidos no seminário. A nova proposta de PCS já está em discussão e deve representar os interesses da categoria; viabilizar a isonomia salarial entre os trabalhadores; políticas para promoção da igualdade de oportunidades; além de garantir o crescimento profissional dentro da empresa.

Os funcionários do Banpará também exigem o estabelecimento de critérios claros para o uso do auxílio-educação. Outra reivindicação é a capacitação de funcionários que assumem novas funções, ainda que temporariamente.

Mais uma importante questão é a implantação do ponto eletrônico. Os trabalhadores afirmam ser a única maneira de controlar os horários de entrada e saída das agências para evitar as horas extras.

Na minuta específica, os funcionários do Banpará destacam que o banco deve cumprir a convenção da Fenaban, com exceção das cláusulas mais benéficas que forem negociadas no Acordo Coletivo. Os bancários que não puderam participar do seminário, mas contribuíram enviando propostas para o site do Sindicato e para o correio eletrônico da Afbepa foram apresentadas, debatidas e incluídas na minuta.

Para o presidente do Sindicato, Alberto Cunha, “o momento agora é de unificar e isso significa defendermos as reivindicações aprovadas na Conferência Nacional. Só assim, mobilizados e fortalecidos, estaremos prontos para o enfrentamento com os banqueiros”.

A empregada do Banpará e diretora do Sindicato, Odinéa Gonçalves, reforça a necessidade de os empregados do Banco ficarem atentos para o calendário de reuniões, assembléias e mobilizações durante a Campanha Nacional. “Nossa união e participação são essenciais para a conquista de mais benefícios para todos os bancários e bancárias”, afirma.

Assembléia – Acontece no dia 07 de agosto, quinta-feira, às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá (Rua 28 de setembro, 1210 – Reduto) a Assembléia Geral Extraordinária para a aprovação das pautas de reivindicações específica (Banco da Amazônia e Banpará) e geral (Fenaban) da categoria.

A minuta de reivindicações dos trabalhadores do Banpará deve ser entregue após o dia 13 de agosto – data de entrega da pauta geral à Fenaban.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram