Sintrafi-SC homenageia Jacir Zimmer ao completar 86 anos

Entidade completou 86 anos dia 13 e comemorou data com homenagem a dirigente

O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Florianópolis e Região (Sintrafi) completou 86 anos neste sábado, 13. Para comemorar a data, a entidade promoveu uma cerimônia de reinauguração da sede do sindicato nesta sexta-feira, 12, ocasião em que o local passará a se chamar Edifício Bancário Jacir Antônio Zimmer.

Referência no movimento sindical bancário e em outras frentes de luta, Jacir faleceu em Junho deste ano por complicações causadas pela Covid-19. Nosso grande líder jamais será esquecido e recebe esta homenagem como forma de permanecer sempre junto dos seus companheiros.

Para Marco Silvano, dirigente do Sintrafi e recém eleito secretário geral da Fetrafi-SC, “essa cerimônia que realizamos hoje, na semana em que o nosso sindicato completa 86 anos, coloca-nos em uma enorme contradição entre a nossa razão e a nossa emoção. Afinal, são muitas as razões que temos para comemorar a história dessa entidade, reconhecida pela categoria e pela população da nossa cidade pela luta em defesa dos trabalhadores e de uma sociedade mais justa. Ao mesmo tempo, ainda estamos profundamente entristecidos com a ausência inesperada do nosso amigo e companheiro Jacir Zimmer.”

“Alguém já disse que a vida do indivíduo só pode ser contada e compreendida a partir das relações que viveu e das lutas que enfrentou. Tenho certeza que, nesse sentido, a vida do companheiro Jacir e da história do nosso sindicato se confundem. E essa história só pode ser contada a partir das lutas que ele enfrentou, das batalhas que ele liderou e de todos os amigos e amigas que conquistou,” enfatizou o sindicalista.

Breve histórico do sindicato

O Sintrafi, inicialmente fundado como sindicato dos bancários de Santa Catarina, de base estadual, foi se tornando mais “municipal” por volta da década de 60, quando sindicatos regionais começaram a surgir.

Uma das entidades pioneiras que protagonizou significativa história de luta em defesa da classe trabalhadora e da categoria bancária, o Sintrafi foi perdendo força com o golpe de 1964, assim como todo o sindicalismo brasileiro. Somente nos anos 80, a classe trabalhadora retoma o controle dos sindicatos.

A partir de 1985, o movimento sindical começa a ter maior expressão em SC, após a campanha nacional unificada de setembro. Dela, emergiu o Movimento de Oposição Bancária (MOB), que foi o maior impulsionador do movimento estadual, caracterizando a sua importância.

O MOB foi essencial para a reconquista do sindicato de Florianópolis em 1987. Foi a partir daí que o companheiro Jacir entrou em cena como grande referência político-sindical de SC. E agora, recebe esta justa homenagem!

Jacir, presente!

Parabéns, Sintrafi, pelos seus 86 anos!

Texto original da Fetrafi-SC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram