Sindicatos se mobilizam pelas vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul

Até o momento há pelo menos 41 mortes confirmadas e 25 desaparecidos, além de 10 mil desalojados no estado
Sobrevoo a Bom Retiro do Sul (RS) mostra a situação de calamidade no estado, onde pelo menos 80 cidades foram atingidas pelos temporais. Foto: Marinha do Brasil/RS-Ag. Brasil

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) orienta os sindicatos de sua base a se mobilizar para apoiar as ações de socorro às vítimas dos temporais que estão atingindo a região Sul do Brasil, especialmente o estado do Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa é coordenada pelo Coletivo Sindicato Solidário da Contraf-CUT, formado pelos secretários de Combate ao Racismo, Almir Aguiar (coordenador); de Organização do Ramo Financeiro, Magaly Fagundes; e de Políticas Sociais, Elias Jordão.

Calamidade

Até o momento, foram registradas 41 mortes em consequência da catástrofe natural, 41 delas no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. Em Porto Alegre, o Instituto Médico Legal atua com uma força-tarefa para a necropsia, identificação e liberação dos corpos de 22 vítimas fatais. Outra dificuldade enfrentada pelas famílias, nesse momento de profunda dor, é que muitas localidades ainda não alcançaram condições para que velórios e sepultamentos sejam realizados. Há ainda 25 pessoas desaparecidas.

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul deixou cerca de 10 mil pessoas desalojadas. Foto: Defesa Civil/RS-Ag. Brasil

Ao todo, 80 municípios do estado foram atingidos. Segundo registros oficiais, 2.384 pessoas ficaram desabrigadas (precisam de abrigos públicos) e 3.953, desalojadas (estão na casa de parentes ou amigos). No entanto, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou em rede social que o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas chega a 10,5 mil. A queda de antenas também tem dificultado a comunicação.

As cidades mais afetadas, que registraram óbitos, vítimas das violentas enxurradas, são Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Ibiraiaras, Imigrante, Lajeado, Mato Castelhano, Muçum, Passo Fundo, Roca Sales e Santa Tereza.

As campanhas Sindicato Solidário visam organizar ações das entidades sindicais filiadas à Contraf-CUT, em apoio a pessoas em necessidade ou vítimas de catástrofes, como a ocorrida no Sul do Brasil. Saiba mais sobre Sindicato Solidário em: https://sindicatosolidario.com/

Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários/Porto Alegre) que está atuando na campanha e pede que bancárias e bancários, que desejarem e puderem, façam doações.

Todo o material arrecadado está sendo levado aos postos da Defesa Civil gaúcha para entrega às pessoas em necessidade. O SindBancários/Porto Alegre também está ajudando as instituições estaduais na distribuição das doações.

Os itens mais necessários no momento são alimento, água potável, roupa, material de limpeza e de higiene pessoal.

Outro pedido é por voluntários, com ferramentas como pás e vassouras, para contribuir com a com remoção de lixo e lama, além de limpeza.

As doações devem ser entregues na sede da entidade:

Rua General Câmara, 424, em Porto Alegre. Fone (51) 3030.9400.

CUT-RS

A CUT do Rio Grande do Sul também iniciou uma campanha de apoio às vítimas dos temporais. A Central orientou que todos os sindicatos filiados participem da campanha e estimulem doações, que serão entregues nos municípios atingidos no Dia Estadual de Solidariedade – sábado, dia 23. A CUT-RS também abriu uma conta corrente para doações em dinheiro.

Doações de materiais, entregar na sede da CUT-RS:

Rua Barros Cassal, 283 – Porto Alegre. Fone (51) 3224.2484.

Doações em dinheiro enviar para:

Cresol (133)

Agência 5607

Conta corrente 18.735-6

CNPJ: 60.563.731/0014-91

PIX: 51996410961


Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou uma lista de locais onde doações podem ser entregues. Confira:

Palácio Piratini: Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre

Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff): av. Borges de Medeiros, 1501, Centro, Porto Alegre (na portaria e na Central de Doações)

Secretaria da Segurança Pública: av. Pernambuco, 649, Navegantes, Porto Alegre

Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete): r. Gonçalves Dias, 700, Menino Deus, Porto Alegre

Prédio do Daer e da Procuradoria-Geral do Estado: av. Borges de Medeiros, 1555, Praia de Belas, Porto Alegre

Palácio da Polícia Civil: av. João Pessoa, 2.050, Porto Alegre

Cruz Azul: r. Mostardeiro, 233, Rio Branco, Porto Alegre

Verte Saúde: r. dos Andradas, 846, Centro, Porto Alegre

Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

Delegacias de polícia

Prefeituras de todo o estado

Agências do Banrisul no estado

Unidades do Sesc

Supermercados da Rede Zaffari/Bourbon

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram