Sindicato lança abaixo-assinado contra fechamento de agência do Itaú em Chapecó

O Itaú comunicou aos funcionários que irá desativar a agência 8547, antigo Unibanco, na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC). O fechamento ainda não foi divulgado oficialmente, mas internamente a empresa já informou que a unidade deixará de funcionar a partir do dia 25 de fevereiro.

Até 2008, a agência no centro da cidade pertencia somente ao Unibanco, quando aconteceu a fusão com o Itaú, operação que tornou a empresa o maior banco privado da América Latina. Ainda antes, na década de 70, o prédio abrigou agência do extinto Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (INCO).

O Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região lançou um abaixo-assinado contra o fechamento da agência 8547 e está coletando assinaturas da categoria, de clientes e da comunidade.

Em meio à crise sanitária, os bancos não só reduziram despesas, como tiveram lucro recorde. Somente o Itaú obteve lucro líquido de R$ 19,7 bilhões nos nove primeiros meses de 2021, alta de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo com esses resultados, o banco tem eliminado agências e demitido funcionários no momento em que o país enfrenta uma grave crise social, com milhões de desempregados. “É um absurdo que um banco tão lucrativo como o Itaú demonstre tamanho descompromisso com seus empregados e seus clientes. Nesse processo, os únicos prejudicados são os trabalhadores, cada vez mais afetados pela sobrecarga e assombrados pelo medo da demissão, e a população, que já tem que enfrentar longas filas à espera de atendimento e agora contará com uma agência a menos para recorrer”, afirmou o diretor do Sindicato e bancário do Itaú, Adalberto Moro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram