Sindicato impede abertura de agências do Itaú e do Santander em Juiz de Fora (MG)

No Itaú, cinco funcionários tiveram testes confirmados para covid-19. No Santander uma.

Agências dos bancos Itaú e Santander Select permaneceram fechadas nesta sexta-feira (8) em Juiz de Fora (MG) devido à atuação do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas.

A agência do banco Itaú da avenida Rio Branco, próximo à avenida Itamar Franco, na região central de Juiz de Fora (MG) já havia sido fechada na terça-feira (5) para passar por processo de sanitização após a confirmação de que os testes de três funcionários da unidade haviam dado positivos para a covid-19. A reabertura estava programada para ocorrer nesta sexta-feira (8), mas segundo o secretário-geral do sindicato, Robson Marques, o banco não apresentou o certificado de sanitização do local. “Viemos para a agência antes das 8h, não deixamos que fosse aberta para garantir a segurança dos funcionários e clientes”, disse.

De acordo com o sindicato, três funcionários que tiveram testes positivos para covid-19 na terça-feira (5) têm entre 30 e 45 anos e foram afastados do serviço. Outros dois funcionários da agência, da mesma faixa etária, tiveram testes confirmados na quinta-feira (7). “Estamos em contato com os pacientes e com o banco para que este tome as providências a fim de ampará-los”, afirmou o secretário-geral do sindicato.

Santander

Nesta quinta-feira (7), uma bancária do Santander Select, de 29 anos, também teve seu teste positivo para a covid-19.

“Entramos em contato com o banco ontem mesmo, mas a agência não foi fechada. Fomos ao local hoje e a agência permanecia aberta, já com clientes sendo atendidos. Entramos em contato com a diretoria de relações sindicais e conseguimos fechar também a agência do Santander Select”, disse a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do sindicato, Taiomara Neto de Paula.

“Sabemos que as agências fechadas podem causar algum transtorno para os clientes e a população de uma maneira geral. Mas, a saúde e a vida não apenas dos funcionários, mas também as dos usuários estão em risco. O mais importante é garantir a saúde e a vida das pessoas. Por isso, pedimos o fechamento das agências, explicou Taiomara, ressaltando que a abertura das agências somente pode acontecer após haver a sanitização dos ambientes. “Não basta uma higienização comum. É preciso que sejam realizados procedimentos específicos de sanitização, para eliminar qualquer foco do vírus”, completou.

Direitos dos trabalhadores

O secretário-geral do sindicato ressaltou, ainda, que “a infecção pelo novo coronavírus em exercício da função é caracterizada como doença ocupacional”.

“Precisamos fazer valer a responsabilidade dos bancos ao colocar vidas em risco. Para os banqueiros, o lucro tem sido mais importante do que as vidas. Cobramos dos bancos as emissões dos CATs (comunicado de acidente de trabalho) para esses bancários que tiveram a confirmação de covid-19. E que haja ainda um ressarcimento das despesas com o adoecimento, pois os planos de saúde não cobrem os testes”, concluiu a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram