Sindicato e bancários na luta por uma Nossa Caixa melhor

(Santo André) Nesta quarta-feira o Sindicato dos Bancários do ABC realizou atividade com bancários, clientes e usuários da Nossa Caixa de Diadema, São Bernardo do Campo, Utinga (Santo André) e Mauá. Houve distribuição de jornal com informações sobre os problemas enfrentados tanto pelos que nela trabalham como pelos que se utilizam dos serviços do banco.

“Com essa atividade atingimos o objetivo que era de dialogar com a sociedade sobre os problemas enfrentados pelos funcionários e clientes da Nossa Caixa”, afirma Marilda Marin, diretora do Sindicato e funcionária do banco.

Situação difícil

Os funcionários da Nossa Caixa têm trabalhado em péssimas condições (físicas e psicológicas), com pressão pelo cumprimento de metas, baixo número de bancários e agências lotadas. Nas regiões de Mauá, Diadema e São Bernardo do Campo há necessidade de abertura de novas agências, já que as atuais não comportam adequadamente o público recebido.

A pedido do Sindicato a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) realizou fiscalização em agências da Nossa Caixa na região e foram confirmadas várias irregularidades.

Patrimônio público

A Nossa Caixa é um banco estadual, patrimônio público, porém está sendo administrado com interesses privados. O governador de São Paulo José Serra, por exemplo, cobrou R$ 2 bilhões da Nossa Caixa pela folha de salários dos funcionários do Estado de São Paulo. Agora ele apresentou um projeto de lei que transfere para a conta única do tesouro 70% dos depósitos judiciais e administrativos existentes na Nossa Caixa, referentes aos processos nos quais o Estado de São Paulo seja parte. Caso esse projeto venha a ser aprovado prejudicará muito o banco que mantém estrutura em todos os fóruns do Estado e tem no depósito judicial um de seus melhores ativos, além de reduzir sua lucratividade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram