Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora (MG) conquista reintegração de funcionário do Santander

Bancário foi demitido mesmo apresentando histórico de adoecimento

O Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora (MG) conquistou a reintegração de um bancário do Santander demitido injustamente. Otávio Augusto de Oliveira Silva, gerente de Relacionamento Select, funcionário do Santander há 5 anos. Convivia, como a maioria dos bancários, com uma rotina estressante, assédio moral institucional através das cobranças e metas, o que afetou intensamente sua saúde levando-o ao adoecimento.

No dia 4 de julho de 2018, o banco desligou Otávio sem nenhuma justificativa mesmo tendo histórico atual de doenças e atestados. O bancário se encontrava em estado agravado dos problemas de saúde e a situação era de conhecimento do banco, o que comprova uma prática injusta e cruel.

Otávio relata: ‘‘De pronto procurei o sindicato e segui a orientação das diretorias de saúde e jurídica do SINTRAF JF. Fiz perícia médica e consegui o B91 ( código para doença ocupacional).’’.

O banco negou a declaração do último dia de trabalhado, mas o Sindicato, através da advogada credenciada à entidade, Drª Claúdia Vieira Campos, conquistou uma tutela e dias depois fui reencaminhado para reabilitação. O SINTRAF JF conseguiu a reintegração do bancário em 19 de março de 2019, o banco não quis protocolar. O Sindicato continua acompanhando o caso.

Otávio salienta: ‘‘ A agência é linda esteticamente, mas não condiz com a prática cotidiana do banco. Sou grato ao SINTRAF JF, onde sempre recebi apoio e fui super bem orientado agradeço a todos. No momento estou afastado, mas preciso e quero cuidar e recuperar minha saúde para retomar minhas atividades.

A história de Otávio, infelizmente, faz parte da forma de tratamento que os bancos dão aos seus funcionários, sobretudo aos que se adoecem em virtude do trabalho e assédio moral. A diretora de Saúde, Taiomara Neto de Paula, lembra da importância do bancário manter seu histórico de exames para se resguardar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram