Sindicato dos Bancários de Campos e Região completa 87 anos

Contraf-CUT parabeniza a entidade e os bancários de base

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) parabeniza o Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região pelos 87 anos da entidade, completados no próximo domingo (22). Nesta sexta-feira (20), os bancários e as bancárias participaram da celebração de uma missa na Catedral do Santíssimo Salvador e de café da manhã na sede social. Estiveram presentes representantes do movimento sindical da cidade, ex-presidentes da entidade, diretores e, claro, da categoria bancária.

Fundado em 22 de janeiro de 1936, o sindicato possui décadas de dedicação não apenas à luta da sua categoria, mas também longa história de defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Desde sua fundação, o sindicato atravessou momentos diferentes do país. Enfrentou a ditadura militar, realizou greves históricas, viu o modelo de trabalho mudar com o avanço da tecnologia, colaborou com as transformações impostas pelos novos modelos de trabalho e esteve sempre presente nas ruas, em todos os momentos em que se precisou defender a classe trabalhadora e a democracia.

Em fatos mais recentes, lutou bravamente ao lado de outras categorias organizadas contra a perda de direitos imposta pela reforma trabalhista e foi às ruas em defesa da democracia, de eleições livres e pelo fim da violência política.

O presidente do sindicato, Rafanele Alves Pereira, aproveitou a oportunidade para inaugurar um mural, com fotos que registraram a participação do movimento sindical e de bancários e bancárias na campanha presidencial de 2022 e, ainda, a presença de representantes do sindicato no evento da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1 de janeiro de 2023, em Brasília. “Essa eleição foi um marco para nós e para o país. Passamos por quatro anos de massacre contra a classe trabalhadora e, agora, conseguimos reverter esse quadro. Essas imagens ficarão aí pro resto da vida, para mostrar que bancários, bancárias e toda a classe trabalhadora, colaboraram para a mudança desse país.”

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram