Sindicato de Apucarana distribui cartilha do MPT sobre a reforma trabalhista

O Sindicato de Apucarana está distribuindo aos bancários e bancárias de sua base territorial a revista em quadrinhos elaborada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) do Espírito Santo, que explica, de forma didática, o que está em jogo na reforma trabalhista.

Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato de Apucarana, afirma que a entidade solicitou os exemplares junto ao MPT como forma de ampliar o debate com a categoria a respeito desse assunto, que diz respeito a toda Classe Trabalhadora e que coloca em risco conquistas importantíssimas obtidas com muita luta.

“Esta revista em quadrinhos mostra de forma direta que o governo está tentando iludir a população ao alegar que a legislação trabalhista está desatualizada, que precisa ser modernizada para gerar empregos. É um excelente trabalho do MPT que tem por objetivo abrir os olhos das pessoas para o que está sendo feito por esse governo para atender aos interesses dos grandes grupos empresariais”, avalia.

Nos diálogos entre os personagens a revista aborda a questão do contrato de trabalho intermitente, ampliação da jornada, da prevalência do negociado sobre o legislado, do deslocamento para o trabalho e diversos outros pontos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que serão alterados pelo PLC (Projeto de Lei da Câmara) 38/2017, caso seja aprovado pelo Senado na próxima semana.

A revista do MPT do Espírito Santo também dedica espaço para esclarecer mitos a respeito do número “elevado” de demandas na Justiça do Trabalho em razão de Súmulas do TST (Tribunal Superior do Trabalho), da atual legislação trabalhista e de que a proteção dos direitos gera desemprego.

“Precisamos pressionar os senadores, enviando mensagens a eles pelas Redes Sociais, dizendo que não aceitamos a retirada de direitos e a precarização dos empregos, como querem impor os patrões. Não podemos deixar que levem o Brasil de volta aos tempos da escravidão”, ressalta Salomé.

Este material faz parte de uma série, que já tem 31 edições, abordando diversos assuntos relacionados aos direitos dos trabalhadores, saúde, segurança educação etc.
 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram