Sindicato da Baixada Fluminense tem uma mulher na coordenação

Pela primeira vez na história, entidade terá a representação em seu comando
Renata, ao lado de Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, e os outros dois coordenadores do Sindicato, Pedro Batista (na foto, à esquerda) e José Laércio (à direita), na posse da nova direção.

Renata Soeiro tomou posse como coordenadora do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, na última sexta-feira (29). Eleita em abril – quando a chapa única, “Bancário é Essencial”, obteve 99% do votos – ela é a primeira mulher a fazer parte do comando da entidade, que não tem um presidente, mas um colegiado de três coordenadores.

O sindicato representa 10 municípios, entre os quais Duque de Caxias e Nova Iguaçu, e nessa base, 55% da categoria são mulheres. “Havia a necessidade dessa representação, e esse foi um passo gigante dado pelos filiados, um exemplo a ser seguido por outras categorias”, disse Renata. “Uma mulher negra tem que provar sua capacidade duas vezes em nossa sociedade, e eu provei o meu valor todos os dias”, completou ela, ressaltando outro avanço em sua eleição, que é a representação racial.

A nova coordenadora é bancária há 25 anos, hoje no cargo de gerente de atendimento no Bradesco. Apesar de jovem, com apenas 47 anos, já soma 23 anos de atuação sindical. Antes do atual posto de comando, foi tesoureira, secretária geral e secretária de formação, sempre no Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram