Seminário sobre saúde do trabalhador já começou

A programação do seminário contará com palestrantes para falar sobre metas abusivas e riscos psicossociais e os impactos à saúde dos bancários

O Seminário sobre metas abusivas e adoecimento no trabalho para debater estratégias de combate às políticas de avaliação de desempenho e descomissionamentos praticadas pelos bancos começou, na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo.              

Mauro Salles, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, lembrou que o tema é uma preocupação histórica da categoria. “As metas abusivas são um problema histórico da categoria. Ele causa adoecimento físico e psicológico. Nas negociações, os bancos sempre foram reticentes. Este ano, porém, aceitaram negociar. Por isso, precisamos nos preparar bem para este debate.”

Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, concordou com o secretário de Saúde e enalteceu a importância do seminário como forma de preparação para a próxima reunião com a Fenaban. “Nossos convidados vão nos ajudar neste debate, que é central para a categoria e é tão complexo. Hoje, temos de estar aberto ao debate, a ouvir e aprender. Passamos muito tempo no debate ideológico e de terminologia. Agora, temos que debater efetivamente os problemas para buscar soluções de como as bancárias e os bancários possam trabalhar e se manter saudáveis.”

A programação do seminário contará com palestrantes renomados para falar sobre os assuntos: metas abusivas e riscos psicossociais e os impactos à saúde dos bancários, metas abusivas, seus limites legais e a estratégia jurídica de enfrentamento, programa de resultados AGIR/TRILHAS (Itaú) como prática de assédio moral coletivo e métodos de gestão dos bancos.

Também participarão do debate membros do Comando Nacional dos Bancários, do Coletivo Nacional de Saúde e assessorias técnicas dos sindicatos e federações.

Confira a programação:

9h – abertura

9:30 – As metas abusivas e riscos psicossociais e os impactos à saúde dos bancários.

Expositora: Elisa Ferreira, psicóloga, especialista em psicologia clínica, perita assistente na justiça do trabalho, consultora e assessora em saúde do trabalhador. Membro da comissão intersetorial em saúde do trabalhador e da Comissão de saúde mental do conselho municipal de saúde de Florianópolis. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde – CNPq.

11:00 – Metas abusivas, seus limites legais e a estratégia jurídica de enfrentamento.

Expositores: Jane Salvador de B. Gizzi, Advogada Trabalhista; Mestre em Direito Econômico e Social PUC/PR; professora licenciada do Centro Universitário Unibrasil; Membro do Instituto DECLATRA.

Antônio Vicente Martins – AVM Advogados/ assessor SindBancários Porto Alegre

12:30h – Intervalo para almoço

13:30 – Programa de resultados AGIR/TRILHAS (Itaú) como prática de assédio moral coletivo.

Expositor: André Guerra – Psicólogo (Porto Alegre/RS)

14:30 – Os métodos de gestão dos bancos; O que são metas abusivas; ferramentas gerenciais para impor as metas; assédio moral como ferramenta de gestão; metas e o adoecimento; como enfrentar esta realidade.

Expositora: Sofia Vilela de Moraes e Silva – Mestre e Doutora em Direito, Procuradora do Trabalho, Vice-Coordenadora Nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do Ministério Público do Trabalho – MPT 16:00 – Encerramento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram