São Paulo: Delegados do BB reforçam campanha do Sindicato

A primeira reunião dos delegados sindicais do Banco do Brasil em São Paulo aconteceu na última terça-feira, dia 19, e foi aberta pelo técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Sergio Mendonça, que apresentou uma análise de conjuntura econômica. Os funcionários debateram também as péssimas condições de trabalho no banco.

O Sindicato colheu ainda propostas para a campanha pelo pagamento das substituições e contratação de mais trabalhadores. A campanha também é articulada pela Contraf-CUT e inclui ações sindicais em todas as instâncias, manifestações, reuniões em departamentos, jornais, leitura de manifestos, além da pesquisa que está sendo feita publicada em O Espelho.

“O desvio de função causado pela medida unilateral do banco é perigoso para ambos os lados. Para o bancário, aumenta o risco de processos disciplinares; e o banco fica sujeito a maior risco operacional. É preciso resistir às medidas do banco e só com a pressão dos trabalhadores e as negociações com a direção avançaremos”, diz o diretor do Sindicato Cláudio Luiz.

No encontro foi comunicado que está marcada para quinta-feira, dia 21, uma negociação entre o Sindicato e a direção do BB. Os principais temas são a lateralidade e condições de trabalho. A reclassificação dos dias de greve (7 e 23 de maio) também estão na pauta.

Vale-transporte – Duas reuniões estão marcadas para março a fim de discutir o vale-transporte dos funcionários que moram no interior. A instituição não paga o direito a esses trabalhadores e o Sindicato está lutando para solucionar o problema. Maiores informações serão publicadas no site.

CABB – Na campanha de 2006 o Sindicato conquistou o pagamento de gratificação de função de no mínimo 55% do salário que beneficiou milhares de funcionários comissionados. O banco se recusa a pagar esta gratificação aos funcionários da CABB (Central de Atendimento do Banco do Brasil), a alegação é que esses trabalhadores cumprem apenas 6 horas de jornada. “Temos a lista dos atuais funcionários da central de atendimento, mas quem trabalhou no período de 1º de setembro de 2006 até agora e mudou de área, pode enviar um e-mail para o Sindicato. Apesar da entidade mover ações para todos os bancários, muitas vezes o juiz somente reconhece o direito para os sindicalizados, portanto, sindicalize-se e fortaleça sua categoria”, diz Cláudio.

Cassi – As eleições na Cassi estão em andamento e haverá debate sobre os programas das duas chapas. O Sindicato apóia e orienta o voto na chapa 1 “Diga sim pra Cassi”.

A próxima reunião de delegados sindicais do BB acontecerá no dia 19 de março. Na pauta do encontro está a análise de balanço do banco junto com o Dieese.

Os delegados sindicais que ainda não forneceram seus e-mails devem enviar mensagem com seus dados. O objetivo é estreitar ainda mais a comunicação entre o Sindicato e os delegados.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram