Quem sabe mais, luta melhor!
Movimento Sindical, Formação
Moedeiros participam de curso de formação da Contraf-CUT para novos dirigentes

A Contraf-CUT realizou, nos dias 11 e 12 de julho, um curso de formação para novos dirigentes no Sindicato Nacional dos Moedeiros. A formação ocorreu na sede do sindicato. “Foi um mergulho profundo na estrutura do sindicalismo nacional e no papel estratégico que o nosso sindicato pode e deve cumprir nesse processo coletivo de luta”, disse o diretor de Comunicação e de Formação do Sindicato Nacional dos Moedeiros, Marcus Vinícius.
O dirigente ressaltou que todos os participantes ficaram extremamente satisfeitos com o conteúdo apresentado. “Em especial, com a didática do professor Zé Luís, que conduziu o curso de forma clara e instigante. Agradecemos à Contraf pela disponibilidade e parceria em oferecer essa formação, que representa apenas o pontapé inicial de um projeto maior que o Sindicato Nacional dos Moedeiros quer consolidar: investir cada vez mais em formação política e sindical”, completou.
>>>>> Leia mais sobre os cursos de formação para novos dirigentes
“O curso para os moedeiros foi semelhante ao que é voltado à categoria bancária, mas com questões específicas dos moedeiros”, explicou a secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil. “A intenção foi a de contribuir com a capacitação dos dirigentes e dar uma visão geral de como acontecem as nossas negociações, ampliando possibilidades para as tratativas com a Casa da Moeda”, completou.
Eliana disse também que, como o Sindicato Nacional dos Moedeiros é recém filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (Federa-RJ) e à Contraf-CUT, receberam também a explicação sobre a composição e funcionamento do Comando Nacional dos Bancários e da Contraf-CUT.
“Apresentamos como são realizadas as negociações da categoria bancária, composta pela união de diversas correntes políticas que atuam no movimento sindical bancário, estabelecendo uma única Convenção Coletiva de Trabalho com abrangência nacional”, explicou a secretária de Formação da Contraf-CUT.
Sindicato cidadão
A história de luta e conquistas do movimento sindical e sociopolítica do país também foi ressaltada no curso. “Em essência, o movimento sindical realiza uma luta corporativa, em defesa dos trabalhadores da categoria que representa”, explicou o professor, historiador e assessor da Contraf-CUT, José Luís Vasquinho Paredes. “Mas, ressaltamos que a atuação dos nossos sindicatos filiados vai além das reivindicações corporativistas, em luta por direitos sociais para toda a população”, completou.
José Luís ressaltou que, para orientar essa atuação cidadã dos sindicatos, as formações contam com um módulo de resgate histórico e de posicionamento de classe. “É preciso deixar claro que, como trabalhadores, precisamos lutar por políticas públicas que beneficiam não apenas nossa categoria, mas toda a classe trabalhadora”, completou o professor.
“Revisitar a história do movimento sindical, das conquistas e enfrentamentos da classe trabalhadora, nos ajuda a entender de onde viemos e para onde queremos ir”, avaliou Marcus Vinícius.
Formação para todos
A secretaria de Formação da Contraf-CUT está realizando cursos para novos dirigentes de entidades sindicais de cidades do interior e capitais de todo o país.
“É uma oportunidade para que mais pessoas conheçam a história de lutas e conquistas do movimento sindical. Também é uma oportunidade para a renovação de quadros do movimento. Afinal, esta missão tão importante precisa ter continuidade, com gente nova para tocar a luta”, disse Eliana Brasil.
Os sindicatos e federações de categorias do ramo financeiro que tenham interesse em mais informações sobre os cursos oferecidos devem entrar em contato com a secretaria de Formação da Contraf-CUT, pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br.