População ameaça ocupar a agência do Banco do Brasil de Escada (PE)

Em Audiência Pública em defesa dos bancos públicos realizada pela Câmara de Vereadores de Escada, nesta quarta-feira (25), as autoridades e lideranças locais ameaçaram ocupar o Banco do Brasil da cidade. O ato, proposto pelas lideranças locais, objetiva protestar contra o anúncio de fechamento da agência do BB no município.

Além da direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, marcaram presença o prefeito, Lucrécio Gomes; o presidente da Casa Legislativa, Elias Ribeiro e mais de dez Vereadores, além de representantes da Câmara de Diretores Lojistas(CDL), Sindicato dos Professores, religiosos, entre outros.  A direção do BB, embora convocada, não compareceu.

As operações financeiras do BB deverão ser repassadas aos bancos privados sob supostas alegações relativas à segurança e à prejuízos.

Contudo, o fechamento do banco público deverá ter um impacto negativo na economia da cidade, já que além de possuir mais de 10 mil contas, é responsável por mais de 70% do financiamento da agricultura familiar.

“É muito estranho que um banco público alegue prejuízo e o um banco privado que visa ao lucro assuma as suas contas. Isso é na verdade o desmonte dos bancos públicos, visando à privatização”, denuncia a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues. Ela destacou o papel social das instituições financeiras públicas. “Quando se fecha um banco público, a economia local murcha, aumentando as taxas de desemprego, desigualdade e violência”, alertou.

“Os bancos privados estão interessados nos mais de R$ 11 milhões do Escada-Previ, mas e quanto ao fomento à economia da cidade e ao desenvolvimento social, quem irá assumir?”, questionou o chefe do executivo municipal. 

Já o presidente da Câmara de Vereadores, destaca a instalação do Conselho Municipal de Segurança. “Aprovamos essa proposta por unanimidade que objetiva ampliar as condições de segurança para a cidade, particularmente, voltada aos bancos”, afirmou. 

Diante das consequências nocivas da privatização BB, um grupo defende uma reação mais extrema. “Estamos considerando a possibilidade de ocupar a agência do BB de Escada para protestar contra o fechamento da unidade que é um crime contra a  economia local”, declarou o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram