Paraíba: Bancários fazem protesto contra a falta de funcionários no BB

(João Pessoa) A diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba percorreu várias agências do Banco do Brasil, nesta quarta-feira, 26, em protesto contra a falta de funcionários e o precário atendimento nas unidades do banco estatal. Seguindo orientações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), começou o Dia Nacional de Lutas com um ato público em frente à Agência Praça 1817, no centro da capital paraibana.

O protesto recebeu o apoio da sociedade, principalmente dos clientes e usuários, o segmento mais prejudicado pelas medidas implementadas pela diretoria do BB, que contribuiu sobremaneira com a precariedade no atendimento. O movimento dos bancários é nacional e segue a orientação da Contraf-CUT, para pressionar o Banco do Brasil a contratar mais funcionários e melhorar o atendimento.

Além da Praça 1817, a diretoria do Sindicato protestou também nas agências Treze de Maio, Parque Solon de Lucena e Varadouro. Para melhor esclarecer a população sobre o movimento reivindicatório, foram utilizados carro de som, faixas, cartazes e Jornal do Cliente. No boletim específico, os bancários denunciaram os abusos cometidos pelo Banco e orientaram os prejudicados a pedir providências à Ouvidoria do BB, ao Banco Central do Brasil e ao Procon Municipal, através dos telefones informados.

Durante os protestos, o diretor do Sindicato e funcionário do BB, Francisco de Assis Chaves (Chicão) manifestou toda a sua indignação com o tratamento dispensado pelo banco estatal aos clientes, usuários e funcionários. “Essa situação no BB piorou ainda mais com a implantação do Pacote da Maldade; um conjunto de medidas equivocadas, que contemplou a diminuição do número de funcionários e de caixas executivos, o fim das substituições e a terceirização do processamento dos envelopes captados no auto-atendimento”, desabafou.

“A redução do quadro funcional no BB, tem gerado muitos conflitos entre clientes e funcionários. Além da sobrecarga de trabalho, não há gerentes substitutos e as agências ficam sem uma pessoa que possa mediar o desgaste entre clientes e funcionários”, arrematou.

A diretoria do Sindicato também informou à sociedade que todos esses problemas detectados nas agências do Banco do Brasil já são do conhecimento da diretoria da Instituição. No início deste mês, o presidente do Sindicato dos Bancários, Lucius Fabiani, entregou ao presidente do BB, Antônio Francisco de Lima Neto, uma carta denunciando essas questões e solicitando providências.

Os sindicalistas deixaram claro que vão dar continuidade à campanha desenvolvida pela Contraf-CUT, intitulada “Acorda BB! Banco Para o Brasil”, e que não vão aceitar a chantagem da diretoria do Banco sobre os funcionários, de festejar os 200 anos da instituição com o maior lucro de sua história, a qualquer custo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram