NOTA DE FALECIMENTO: Maria da Glória Abdo

Bancária aposentada, Glorinha foi uma incansável batalhadora pelos direitos da mulher trabalhadora e, entre outras lutas, liderou a reivindicação pelo direito à creche
Foto: Alessandra Anselmi/Revista Portal da Divulgação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lamenta profundamente a morte da ex-presidenta da Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo (Abaesp), Maria da Glória Abdo, ocorrida no domingo (6) na capital paulista. A “Glorinha dos Aposentados” tinha 81 anos, e lutava contra um câncer.

Nascida em Ponta Porã (MS), Glorinha mudou-se para São Paulo em 1960. Militou no movimento sindical bancário desde quando ingressou, por concurso, na Caixa Econômica do Estado de São Paulo, em 1964. O banco de fomento fundado no início do século passado virou banco múltiplo em 1990, transformando-se em Nossa Caixa. Em 2008, foi adquirido pelo Banco do Brasil.

Legado

Como reconhecimento por sua luta por igualdade e engajamento nos movimentos sociais, recebeu o título de Cidadã Paulistana.

Liderou a luta das funcionárias da então Caixa Econômica do Estado de São Paulo pelo direito à creche, que futuramente inspirou o auxílio creche/babá, conquistado e adicionado à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria em 1981.

Como presidente da Abaesp, na gestão (2013 – 2017), foi grande batalhadora pelos direitos da classe trabalhadora, em particular dos aposentados, defendeu a regulamentação da profissão de cuidador de idosos e debateu sobre políticas para pessoas idosas na cidade de São Paulo, na gestão Haddad.

Filiada ao Partido Comunista Brasileiro, o antigo PCB, em 1980 esteve entre os primeiros integrantes do recém-fundado Partido dos Trabalhadores. Feminista e socialista, Glória combinou ativismo político com a criação de duas filhas nascidas de “produção independente”.

Não apenas o movimento sindical, mas todo o movimento social reconhece e agradece o legado deixado por Glorinha e sempre.

Maria da Glória Abdo, presente!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram