Nota de falecimento: Carlos Jehovah

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) informa com profundo pesar o falecimento do bancário aposentado Carlos Jehovah Brito Leite.

Carlos Jehovah foi bancário por quase 53 anos. Admitido em 1963, no Banco Econômico da Bahia, também atuou no Excel, Bilbao e Bradesco, de onde se desligou em 2016.

Filiou-se ao Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região em 1967, sendo o associado nº 159 da entidade. Participou de greves e outras lutas da categoria, sendo inclusive diretor do SEEB/VCR em três ocasiões: de 1971 a 1974, de 1981 a 1988 e de 1993 a 2013. No Sindicato ocupou os cargos de diretor do Conselho Fiscal, diretor de Cultura e Formação Sindical e diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários.

“Carlos Jehovah é um ícone da cultura regional e sua memória está eternizada por meio das suas obras. Para nós do Sindicato dos Bancários, a dor pela sua morte é ainda maior, pois era um colega de profissão, foi dirigente da nossa entidade e um companheiro de lutas que sempre esteve presente nos enfrentamentos travados pela categoria. É com muita dor e tristeza que lamentamos tamanha perda e manifestamos nossos pêsames aos familiares”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Carlos Jehovah faleceu na última quinta-feira (31). Ele era amplamente conhecido pelo seu trabalho como poeta, escritor e teatrólogo. Foi um artista de sensibilidade ímpar. Sua obra mais famosa, Auto da Gamela, foi lançada em 1980 – em parceria com o escritor Esechias Araújo Lima – e retrata o cenário de sofrimento, luta e resistência do povo do sertanejo.

No prefácio da primeira edição, a escritora Rachel de Queiroz adiantou: “Não sou juiz de poesia – jamais ousei – mas juiz de matéria sertaneja, isso eu sou! Poucas vezes encontrei, fora de Ariano Suassuna, de João Cabral, uma força da terra tão viva e violenta como nesse caderno de versos de vocês, nesse Auto da Gamela”. A encenação do Auto da Gamela ganhou o Prêmio Braskem de melhor direção, em 2007.

Entre outras obras, Jehovah também escreveu Ciranda dos Ofícios, Águas do Meio-Dia, Epístolas dos Cavalheiros do Sol e Vesperal de Luas.

Nossa solidariedade à família e a todos que, como nós, expressamos hoje grande tristeza.

Carlos Jehovah, presente! Hoje e para sempre!

#APandemiaNãoAcabou #SuaVidaNãoTemPreço

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram