Movimento sindical conquista garantia de emprego na Nossa Caixa

Nesta quarta-feira, dia 17, o Banco do Brasil assinou um termo de compromisso com o movimento sindical bancário garantindo tratamento igual para os trabalhadores do Banco do Brasil e da Nossa Caixa durante o processo de fusão entre as duas empresas. O acordo foi negociado sob coordenação da Contraf/CUT, juntamente com as duas federações com bases no estado de São Paulo (Fetec/CUT-SP e Feeb SP-MS) e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O banco se comprometeu a não dispensar nenhum funcionário da Nossa Caixa “sem a observância dos mesmos critérios e políticas utilizados nas dispensas de funcionários do Banco do Brasil”. Isso significa que ninguém será demitido sem justa causa.

Além disso, o banco se comprometeu a estabelecer processo de negociação com o movimento sindical, que será representado pela COntraf/CUT, com assessoria da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB). “Os compromissos assumidos pelo BB são fruto do cumprimento pelo movimento sindical bancário de diretrizes definidas durante a Conferência Nacional dos Bancários e no Encontro Nacional de Dirigentes do Banco do Brasil”, avalia Marcel Barros, coordenador da CEBB. “É uma vitória importante de todo o movimento sindical”, afirma.

Votação – Ainda está ocorrendo na Assembléia Legislativa de São Paulo discussão sobre o Projeto de Lei 750/2008, que autoriza a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. Nesta terça, o projeto foi aprovado em reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, de Economia e Planejamento e de Finanças e Orçamento, com a inclusão de algumas emendas. Agora, o PL aguarda votação em plenário, o que deverá acontecer na noite desta quarta-feira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram