Lucros do BB e Caixa reforçam acerto da estratégia de expansão do crédito

Os expressivos resultados alcançados por Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal no primeiro trimestre de 2010, divulgados nesta quinta-feira, dia 13, corroboram o acerto da estratégia dos dois bancos públicos de ampliação da oferta e barateamento do crédito. Adotada por orientação do governo federal para combater a crise financeira internacional, a medida foi fundamental para proteger a economia brasileira.

O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 2,35 bilhões no primeiro trimestre deste ano, com um crescimento de 41,2% no comparativo com igual período de 2009. Enquanto isso, o lucro da Caixa cresceu 72,1% no primeiro trimestre de 2010 em relação aos primeiros três meses do ano passado, alcançando R$ 777,5 milhões. No caso da Caixa, chama a atenção que o crédito imobiliário avançou 10,3% no período, sobretudo pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

“Os números comprovam que foram equivocadas as previsões feitas por representantes de bancos privados, que afirmaram à época que os bancos públicos sofreriam perdas por conta da expansão do crédito”, afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT e funcionário do BB. “Foi justamente essa estratégia que permitiu o crescimento do lucro dos dois bancos”, conclui.

Marcel ressalta que os resultados demonstram a viabilidade de uma mudança no modelo de atuação do sistema financeiro nacional. “É preciso que os bancos parem de ganhar dinheiro com operações de tesouraria e spreads altos e passem a contribuir com o desenvolvimento do país, reduzindo juros e tarifas e aumentando a oferta de crédito. Os resultados de BB e Caixa mostram que a mudança será benéfica para todos”, defende.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram