Lançamento do Cineclube Raça terá exibição do filme Felicidade Por Um Fio
Cultura
O filme explora como a pressão social para se encaixar em padrões de beleza eurocêntricos pode afetar a autoestima e a felicidade de mulheres negras

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, por meio do Coletivo de Combate ao Racismo, lança o Cineclube Raça, com exibição do filme Felicidade por um Fio seguida de debate. A sessão de cinema será na próxima sexta-feira (30/5), às 18h30, no auditório da entidade, e é aberta ao público.
Além de movimentar os espaços do Sindicato com uma ação cultural, “o objetivo do Cineclube Raça é promover o debate sobre temas relevantes, de forma leve, com afeto, mas que seja capaz de provocar a reflexão e a ação prática, neste caso de combate ao racismo”, destaca Tereza Souza, membro do Coletivo. Na ocasião, o Sindicato irá oferecer pipoca, suco, água e refrigerante para o público.
No filme Felicidade Por Um Fio (2018), Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma mulher negra, publicitária bem-sucedida, que está sempre em busca de aceitação social. O filme explora como a pressão social para se encaixar em padrões de beleza eurocêntricos pode afetar a autoestima e a felicidade de mulheres negras, e como a autoaceitação e a valorização da própria identidade são fundamentais para a realização pessoal.
“O racismo está presente em situações cotidianas e precisa ser combatido em todos os espaços. Esperamos promover o empoderamento de outras mulheres negras com essa história e debater sobre como os padrões estéticos impostos violentam as mulheres”, afirma Eleonora Costa, coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo.
Fonte: SEEC-PE