Funcionários entregam minuta de reivindicações para o Banco do Brasil

Luta contra a privatização, com a defesa do caráter público do BB; a manutenção dos direitos dos funcionários e da mesa única de negociações estão entre as principais reivindicações; primeira reunião de negociações, sobre teletrabalho, será realizada no dia 5/8
  • Entregue pauta de reivindicações específicas dos funcionários do Banco do Brasil;
  • Minuta foi elaborada durante o 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, após amplo debate realizado desde as bases sindicais
  • Luta contra a privatização (com a defesa do caráter público do BB), a manutenção dos direitos dos funcionários e da mesa única de negociações com a Fenaban, além da regulação do teletrabalho estão entre as principais reivindicações;
  • Primeira reunião de negociações foi agendada para o dia 5/8.

O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil entregaram, na tarde desta sexta-feira (31), a minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho dos funcionários do BB. As reivindicações foram definidas no 31º Congresso dos Funcionários do banco, realizado no dia 12 deste mês. A entrega ocorreu logo após a reunião que definiu o calendário das negociações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.

“Mesmo com o isolamento social, conseguimos debater amplamente a minuta em reuniões virtuais nos diferentes âmbitos e, depois, durante nosso 31º Congresso Nacional. Ela carrega os anseios dos funcionários, que estão mobilizados para as negociações e para a defesa dos seus direitos e empregos”, afirmou o coordenador da CEBB, João Fukunaga.

A luta contra a privatização, com a defesa do caráter público do BB; a manutenção da mesa única de negociações com a Fenaban; a manutenção dos direitos dos funcionários; e a regulação do teletrabalho estão entre as principais reivindicações da minuta específica dos funcionários do BB.

Importância do banco

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional, também destacou a importância da definição da pauta no 31º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil. “Essa pauta foi feita pelos funcionários do Banco do Brasil, que é importantíssimo para o desenvolvimento social e econômico do país e para garantir o atendimento bancário em vários municípios onde não existem outros bancos”, disse.

Já a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, também coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, destacou a importância da presença do BB na mesa única de negociações e a defesa do caráter público do banco.

“A participação da direção do banco na mesa única é algo que ocorre ao longo de muitos anos, desde 2003. Vocês sabem bem nossa defesa dos bancos públicos que está na minuta entregue hoje”, disse Juvandia Moreira.

A primeira reunião de negociações com o Banco do Brasil foi agendada para o dia 5/8, às 14h. Estará em pauta a regulamentação sobre teletrabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram