Funcionários do BB aprovam greve de 24 horas no dia 30 em Curitiba

Mobilização contra ataques aos direitos dos bancários do BB

Os funcionários do Banco do Brasil se reuniram em assembleia, na noite da última quinta-feira (25), em Curitiba, para deliberar sobre a greve de 24 horas na próxima terça-feira, dia 30, contra os ataques aos direitos conquistados e que o banco retirou em um só golpe com a implantação do Plano de Funções Gratificadas e de Confiança.

Por ampla maioria, os trabalhadores presentes aprovaram a paralisação e marcaram uma assembleia organizativa para o dia 29. “Na próxima terça-feira (30), todos os bancários do BB devem cruzar os braços e externar sua insatisfação com a direção do banco. Não vamos permitir a retirada de diretos nem a continuidade das tiranias. Basta!”, conclama André Machado, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Basta de retirada nos direitos!

Implantado unilateralmente pelo Banco do Brasil no final de janeiro, o Plano de Funções Gratificadas e de Confiança elimina grande parte dos efeitos das conquistas de 36% de aumento real no piso e 16% de aumento real nas gratificações de funções e verbas da última década.

Além disso, o plano reduz as gratificações de funções em até 80% e elimina a percepção da conquista da carreira de mérito. “Estamos todos indignados com a intransigência do BB em não abrir um canal de negociação com os seus trabalhadores e não vamos ficar calados!”, destaca Otávio Dias, presidente do Sindicato.

Basta de tirania!

Dando continuidade ao processo assediador que pratica cotidianamente, na manhã do dia 25, a direção do Banco do Brasil publicou mais um Boletim Pessoal, incitando os funcionários a comparecerem às assembleias sindicais para rejeitar a greve de 24 horas.

A mensagem pessoal nem mesmo disfarçou o objetivo autoritário, ameaçando os sindicatos e funcionários e dizendo que irá combater o direito de greve e de livre manifestação garantidos pela Constituição Federal. “O funcionalismo não teme as ameaças do BB, já mostrou isso na assembleia e vai reiterar durante a paralisação do dia 30”, finaliza André Machado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram