Funcionários aguardam proposta global do BNB

Negociações com o banco tem avanços nas cláusulas sociais e de igualdade de oportunidades, mas empregados querem proposta que abranja todas as reivindicações dos trabalhadores

Imagem ilustrativa

O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), esteve reunido com a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para mais uma rodada de negociação da campanha nacional da categoria e cobrou respostas às reivindicações apresentadas pela representação do funcionalismo. A reunião aconteceu na sexta-feira (16), em Fortaleza (CE), na sede administrativa do banco, no Passaré.

Em resposta às reivindicações apresentadas, a direção do BNB apresentou alguns avanços, relativos à igualdade de oportunidades e cláusulas sociais, entretanto a representação dos empregados cobra uma proposta global que contemple os anseios do funcionalismo nas próximas rodadas, que devem acontecer em São Paulo, nos dias 26 e 28/8. O banco sinalizou ainda com a possibilidade de uma reunião online, caso haja a possiblidade de novas devolutivas.


Propostas já apresentadas pelo BNB

Além da proposta anunciada na última negociação (dia 9/8), a concessão de bonificação de 17% a todas as mulheres na pontuação do Promova-se, no quesito “experiência profissional” (e participação mínima em 50% dos entrevistados nas concorrências internas), o banco trouxe ainda respostas às reivindicações dos trabalhadores no que diz respeito à saúde e bem estar, viabilizando a entrega de atestados médicos via sistema diretamente para análise da Central de Saúde (SESMT), chegando ao gestor só para conhecimento do período de afastamento, evitando constrangimentos e garantindo o sigilo médico. Outra devolutiva diz respeito à educação dos funcionários, garantindo que todos os cursos da Trilha de Formação Bancária serão disponibilizados de forma on-line, para todo o corpo funcional, sem necessidade de aprovação do gestor.

“Nós avaliamos como positivo o conjunto dessas devolutivas, que deram respostas a algumas das nossas demandas, entretanto, nós aguardamos a apresentação de uma proposta global, que contemple amplamente a pauta apresentada pelo funcionalismo. Esperamos que na próxima reunião já possamos avançar nessas reivindicações. Os avanços na questão da igualdade, da proteção à saúde, da formação são importantes, mas aguardamos mais respostas e uma proposta que dialogue com os anseios dos funcionários do BNB”, avaliou o representante do Comando Nacional dos Bancários na mesa de negociação e presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo.

PLR
Além disso, o Comando cobrou novamente um posicionamento em relação à retirada da limitação para pagamento da PLR. O banco informou que vem se esforçando nesse sentido e que depende da liberação dos órgãos superiores (Ministério da Fazenda e SEST).

“As entidades sindicais consideram que não é razoável que o governo trate suas instituições de forma diferenciada. O BNB tem de ser tratado da mesma forma que os demais bancos públicos e a retirada dessa trava limitadora seria um passo para essa equidade e uma conquista importante para os funcionários do banco”, destacou Carlos Eduardo.

“O Banco do Brasil e a Caixa Econômica, há vários acordos específicos, com autorização do SEST e do Ministério da Fazenda, já pagam acima do teto de 6,25% do lucro líquido (25% dos dividendos distribuídos aos acionistas) para cumprir o acordo do setor financeiro, conquistado na CCT da categoria”, completa o coordenador interino da CNFBNB, Robson Araújo.

PCR
A Comissão Nacional cobrou também um posicionamento do BNB a respeito da revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR). A demanda é uma reivindicação constante nas mesas de negociação com o banco já há alguns anos e, recentemente, foi criada uma comissão paritária para debater essa revisão.
O banco admitiu que o PCR tem problemas e se encontra defasado, pois a última revisão foi em 2005 e alguns princípios devem ser observados como interstício, períodos de promoções, pisos e quantidade de níveis. Segundo o banco, tudo isso está sendo debatido na comissão paritária que ainda não concluiu o relatório final.

O BNB explicou ainda que após a entrega do relatório final por parte da comissão paritária, este deverá ser analisado pelas instâncias internas do banco para avaliar os impactos e riscos financeiros, atuariais e jurídicos e, por fim, ser enviado para análise do Conselho Diretor da instituição. Após esse trâmite, a proposta deverá ser enviada para os órgãos federais (Ministério da Fazenda e SEST).

“Sabendo da expectativa dos funcionários do BNB sobre o PCR e que o fluxo para a sua implantação ultrapassa a contratação coletiva, é fundamental que as reivindicações da melhoria da carreira tenham sido defendidas através da minuta de reivindicações da categoria”, destacou a diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará e integrante da comissão paritária do PCR, Carmen Araújo.

A minuta de reivindicações, aprovada no Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, reivindica aumento do número de níveis de 18 para 36, com interstício de 3,5%; piso salarial equivalente ao salário-mínimo do Dieese; promoções por tempo de serviço a cada dois anos; promoção por mérito a cada ano; solucionar a situação de quem já está há mais de três anos no nível 18 do atual PCR; enquadramento no novo PCR dos assistentes bancários como analistas bancários; entre outras questões.


Outras Demandas
Antecipação do pagamento dos Auxílios Alimentação e Refeição
A Comissão Nacional solicitou o crédito dos valores dos auxílios alimentação e refeição no mesmo dia do pagamento da folha dos funcionários. O banco alegou que isso geraria um custo adicional importante, pois o montante mensal do benefício é de vários milhões de reais e a antecipação do pagamento em 10 dias resultaria na perda de 1/3 da rentabilidade da aplicação desses recursos.


Adiantamento Emergencial
A representação dos trabalhadores reivindicou ao BNB que o adiantamento emergencial em caso de afastamento de saúde seja feito pelo tempo que for necessário. A Convenção Coletiva dos Bancários prevê o pagamento por até 120 dias, mas já estão aparecendo casos em que o funcionário não consegue agendar a sua perícia no INSS dentro desse prazo e acaba ficando descoberto do benefício. O banco solicitou à CNFBNB que averiguasse como os demais bancos estão tratando essas questões e ficou de analisar e responder posteriormente.


Convergente
Os funcionários cobraram ainda uma reavaliação do sistema Convergente, pois as entidades sindicais vêm recebendo diversas reclamações de distorções nas metas, na avaliação, e na forma como o sistema vem sendo utilizado pelo banco. “Se for o caso, sugerimos a criação de uma comissão paritária para reavaliar o sistema, pois avaliamos que há margem para melhorar o programa e corrigir essas distorções. Podemos contribuir no que for possível, pois conhecemos bem as dores da base e seus efeitos na carreira e na saúde dos funcionários”, analisou o coordenador interino da CNFBNB, Robson Araújo.


Fonte: Seeb/CE
 

Notícias Similares

Imagem ilustrativa

COE cobra Itaú por pressões e medidas disciplinares

Representantes dos trabalhadores conquistaram a suspensão das advertências emitidas até o momento

Imagem ilustrativa

Nesta segunda (19) categoria volta a se mobilizar por reajustes e direitos

Bancos seguem batendo recordes de lucros e trabalhadores, diretamente responsáveis pelos resultados, querem o reconhecimento com aumento na remuneração

Imagem ilustrativa

Empregados do BNDES entregam pauta de reivindicação específica

Banco ainda não definiu calendário de negociações

Empregados do BNDES entregam nesta quinta-feira (15) reivindicações ao banco

Pauta foi aprovada dia 8, em assembleia dos trabalhadores

Imagem ilustrativa

Categoria bancária realiza dia nacional de luta por proposta digna nesta quinta (15)

Objetivo é reforçar cobrança à Fenaban por proposta completa para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e que corresponda às reivindicações das bancárias e bancários

Imagem ilustrativa

Caixa traz retornos pontuais, mas negociação precisa avançar

Banco trouxe respostas que indicam convergência em premissas de algumas reivindicações, mas falta debate que permita avanços na redação das propostas; banco precisa responder demais demandas (confira na matéria)

Imagem ilustrativa

Banco do Brasil apresenta respostas insatisfatórias às reivindicações dos funcionários

Movimento sindical saiu frustrado da sétima rodada de negociação da Campanha Nacional 2024

Imagem ilustrativa

Proposta das financeiras rejeitada na mesa achataria salários e reduziria PLR dos trabalhadores

Em rodada de negociação realizada no dia 14, representantes das empresas sugeriram reajuste abaixo da inflação e teto que diminuiria ganho dos financiários

Imagem ilustrativa

Representação dos empregados está reunida com a Caixa neste momento

Expectativa é que o banco traga respostas às reivindicações apresentadas em reuniões anteriores

Imagem ilustrativa

Fenaban chega na mesa sem proposta de aumento salarial

Bancos estão com pauta de reivindicações há quase dois meses; Trabalhadores exigem entrega de proposta completa no próximo encontro

Imagem ilustrativa

"Queremos proposta decente!" Bancários vão às redes para pressionar a Fenaban

Categoria organiza tuitaço para esta terça (13), das 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPorValorização

Imagem ilustrativa

BNB: quinta rodada de negociação debate cláusulas econômicas e cobra PLR maior

Próxima mesa está marcada para 16 de agosto e os trabalhadores aguardam respostas às reivindicações apresentadas ao banco

Imagem ilustrativa

Categoria realiza dia nacional de luta por aumento real e PLR maior nessa segunda (12)

#JuntosPorValorização: maiores bancos do país pagam remuneração média anual de R$ 9 milhões às diretorias, mas estão dizendo que o mercado não tá fácil

Imagem ilustrativa

Empregados do BNDES aprovaram pauta de reivindicações

Assembleia, realizada nesta quinta-feira (8), também elegeu dois representantes para a Comissão de Negociação com o banco

Imagem ilustrativa

Mercantil segue batendo recordes de lucro às custas da saúde dos trabalhadores

Banco segue desrespeitando e sobrecarregando funcionários

Imagem ilustrativa

Inter lucrou quase R$ 418 milhões no 1º semestre

Banco fechou o semestre com 3.653 empregados

Imagem ilustrativa

COE e Santander debatem saúde e condições de trabalho

Propostas incluem prioridade ao teletrabalho para funcionários com deficiência e regulamentação do direito à desconexão

Imagem ilustrativa

Representação dos empregados pede que Caixa pague substitutos de função

Banco acolhe reivindicações, mas ainda não deu nenhuma resposta concreta para as demandas apresentadas desde o início das negociações

Imagem ilustrativa

Dia Nacional de Mobilização nas agências do Banco do Brasil

Ação marca momento crucial da Campanha Nacional dos Bancários 2024

Imagem ilustrativa

Caixa: CEE cobra reconhecimento do trabalho de todas e todos

Apesar de ter acolhido reivindicações, banco ainda não trouxe nenhuma resposta concreta para as demandas apresentadas desde o início das negociações para renovação do ACT

Imagem ilustrativa

Eleição para Conselho de Administração do BNDES vai para segundo turno

Arthur Cesar Vasconcelos Koblitz e Valeria de Magalhães Lima Eiras foram os candidatos mais votados

Imagem ilustrativa

Banco do Brasil debate cláusulas econômicas do ACT

Empregados do Banco do Brasil discutem melhorias nas condições de trabalho e avanços no plano de cargos e remuneração durante a sexta mesa de negociação da Campanha Nacional 2024

Imagem ilustrativa

Mesmo com aumento nos lucros, banqueiros choram e propõem precarizar salários

Entre 2003 e 2023, o crescimento real no lucro líquido dos maiores bancos avançou 169%; Só no 1º trimestre de 2024, os cinco maiores tiveram crescimento de 15,2% em relação a 2023

Imagem ilustrativa

Funcionários do BNDES fazem debate hoje e assembleia dia 8 sobre pauta de reivindicações

Além de votar a pauta a ser encaminhada ao banco, trabalhadores também elegerão dois representantes que comporão a Comissão de Negociação do acordo coletivo, junto com as entidades representativas

Imagem ilustrativa

Itaú Unibanco: Lucro recorde e falta de respeito aos trabalhadores

Apesar do lucro de R$ 19,843 bilhões no primeiro semestre de 2024, o banco continua a fechar postos de trabalho e enfrenta críticas por terceirização e precarização das condições de trabalho

Imagem ilustrativa

Caixa: Empregados precisam ser valorizados

Nesta quarta-feira (7), negociações com o banco serão por reconhecimento da carreira e do trabalho desempenhado pelas trabalhadoras e trabalhadores

Imagem ilustrativa

Tuitaço: bancárias e bancários se mobilizam por aumento real nos salários e PLR, VA/VR maiores

Ação nas redes se concentrará das 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPorValorização: categoria quer que reajustes reflitam os altos lucros dos bancos, fruto do esforço diário das trabalhadoras e trabalhadores

Imagem ilustrativa

Sua luta é nossa luta!

Empregadas e empregados da Caixa convivem com sobrecarga de trabalho, constantes falhas nos sistemas, descomissionamentos arbitrários, cobrança abusiva de metas e tantos outros problemas que afetam o dia a dia de trabalho no banco

Imagem ilustrativa

Bradesco alcança lucro de R$ 8,927 bilhões no 1º semestre de 2024

Mesmo com um aumento significativo nos lucros, o banco continua a reduzir postos de trabalho e a fechar agências

Imagem ilustrativa

Caixa reativa estruturas regionais de pessoas

Volta das Gipes e das Repes era uma reivindicação das empregadas e empregados; sindicatos entregaram ofício cobrando agilidade na melhoria da rede credenciada do Saúde Caixa

Imagem ilustrativa

Itaú muda regras para funcionários sem CPA

Mudanças nas regras do banco pegam funcionários de surpresa; advertências para quem realizou a prova e não passou geraram preocupação entre os trabalhadores

Imagem ilustrativa

Categoria se mobiliza por aumento real e PLR maior na terça (6) e quarta (7)

#JuntosPorValorização: Entre 2003 e 2023, os maiores bancos do país tiveram aumento do lucro líquido real de 169%

Imagem ilustrativa

Inauguração de CliniCassi na Previ atende reivindicação dos associados

A nova unidade, uma extensão da CliniCassi Copacabana, está destinada ao atendimento dos funcionários cedidos e a seus dependentes

Imagem ilustrativa

Em nova rodada de negociação, funcionários debatem Capef e Camed com o BNB

Imagem ilustrativa

Categoria bancária exige reajuste salarial digno, diante dos recordes de lucros no setor

Na próxima quarta (7), Comando Nacional dos Bancários voltará a se reunir com Fenaban para reivindicar reajustes nos salários, PLR e tickets refeição e alimentação

Imagem ilustrativa

Santander lucra às custas dos funcionários e de fechamentos de agências

Banco aumenta lucro em 46,9% no primeiro semestre de 2024, com demissões e redução nos postos de atendimentos

Imagem ilustrativa

Saúde em pauta na mesa de negociação do Santander

Plano de saúde, para funcionários ativos e aposentados, retorno ao trabalho, assistência a portadores de doenças crônicas e teletrabalho foram os principais temas da reunião de renovação da ACT

Imagem ilustrativa

Caixa: Empregados cobram fim das funções por minuto

Aqueles que exercem a função de forma não efetiva, seja por prazo, ou por minuto, precisam ser efetivados, sem a necessidade de passar por PSI, uma vez que já desempenham a função

Imagem ilustrativa

Com prejuízos para economia do país, Banco Central decide manter juros elevados

Mesmo diante de inflação abaixo do teto da meta, Comitê de Política Monetária mantém Selic em 10,5%

Imagem ilustrativa

Funcionários do BNB e o Banco debatem saúde e condições de trabalho

Esta foi a pauta da terceira reunião de negociação da Campanha Nacional

Imagem ilustrativa

Bancários realizam dia nacional de luta por saúde nesta quinta (1º)

Sob o mote “Não adianta negar, saúde em 1º lugar!”, manifestações acontecem em resposta à Fenaban, que negou que adoecimento na categoria tenha relação com o trabalho

Imagem ilustrativa

Debate sobre jornada de quatro dias ganha força no Senado

Pauta é uma das prioridades da Campanha Nacional dos Bancários 2024

Imagem ilustrativa

Acrefi não apresenta proposta aos financiários

Bancada patronal não cumpre o combinado e deixa trabalhadores de mãos vazias

Imagem ilustrativa

COE questiona Banco Mercantil sobre panfletagem externa de bancários

A entidade recebeu denúncias de funcionários sobre a situação

Imagem ilustrativa

COE do Santander reivindica novos direitos sociais na segunda negociação da ACT

Negociações incluem licenças para estudo, direitos das mulheres e compromisso com o meio ambiente

Imagem ilustrativa

Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho

Imagem ilustrativa

Saúde e condições de trabalho em foco na quinta mesa de negociação do Banco do Brasil

Reunião aborda direitos dos funcionários incorporados, programa de saúde mental e complementação salarial em casos de auxílio-doença

Imagem ilustrativa

Bancos negam a realidade

Trabalhadores trazem resultados sobre grande preocupação com metas excessivas, seus impactos na saúde da categoria e pedem fim de gestão adoecedora

Imagem ilustrativa

Queremos Saúde, Caixa!

Negociação desta sexta-feira (26), com a Caixa, será sobre questões que afetam a saúde das empregadas e empregados

Imagem ilustrativa

Demanda do movimento sindical, BNDES realizará concurso com inscrição a partir de 26 de julho

Depois de 12 anos sem contratações, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social fará provas em 13 de outubro para preencher 150 vagas mais 750 em cadastro de reserva

Imagem ilustrativa

Campanha Nacional: trabalhadores exigem fim de gestão adoecedora nos bancos

Menos metas, mais saúde: 76,5% de bancários consultados declararam terem tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho, no último ano

Imagem ilustrativa

Financiários começam a debater cláusulas econômicas

Representantes dos trabalhadores defenderam índices reivindicados na pauta entregue no começo da Campanha Nacional

Imagem ilustrativa

Empregados cobram maior compromisso da Caixa com igualdade e diversidade no banco

Caixa se comprometeu a incluir cláusulas sobre diversidade e inclusão no ACT e criar um canal específico para atender denúncias de discriminação; CEE reiterou cobrança de negociação sobre a Funcef

Imagem ilustrativa

Bancários organizam Dia Nacional de Luta Menos Metas Mais Saúde

Categoria realizará manifestações nas ruas e nas redes sociais para reivindicar o fim de cobrança excessiva de metas

Imagem ilustrativa

Combate ao conflito no ambiente de trabalho pauta reunião das financeiras

Coletivo Nacional dos Financiários e Acrefi voltam à mesa de negociação pela Campanha Nacional 2024

Imagem ilustrativa

Quarta mesa de negociação do BB discute diversidade e igualdade de oportunidades

Para CNFBB, Banco do Brasil deu sinais de avanços importantes na reunião

Imagem ilustrativa

COE Bradesco entrega minuta de reivindicações dos bancários

Documento aborda temas cruciais como a manutenção dos empregos, segurança das agências e contratação da remuneração total dos trabalhadores

Imagem ilustrativa

Caixa: Começou a negociação sobre igualdade e diversidade

Além da negociação em si, expectativa é que reunião traga resposta da Caixa quanto ao GT Tripartite sobre a Funcef; Comitê de Diversidade entregou ao banco um documento com considerações sobre o Programa de Diversidade e Inclusão da Caixa

Imagem ilustrativa

Funcef: Empregados têm proposta e querem apresentar

Ampla maioria dos participantes rejeita proposta apresentada pela Caixa e pela Funcef e quer participar da construção de uma nova opção que não reduza seus direitos

Imagem ilustrativa

Trabalhadores reivindicam mais direitos aos PCDs e segurança nas agências bancárias

Movimento sindical exige aumento de contratações, cumprimento da cota e garantia de acessibilidade para melhorar condições de trabalho e ascensão profissional de pessoas com deficiência

Imagem ilustrativa

Gerentes PJ conquistam melhorias nas condições de trabalho no Santander

A COE garantiu avanços significativos ao melhorar a rotina e condições de trabalho

Imagem ilustrativa

Os funcionários da Nubank Financeiras merecem mais

Coletivo Nacional dos Financiários cobra explicações da Acrefi e busca garantir reajustes salariais justos e melhores condições de trabalho na terceira rodada de negociação da Campanha Nacional 2024

Imagem ilustrativa

Campanha Nacional: direitos para pessoas com deficiência e neurodivergentes entram no foco das negociações

#JuntosPorInclusão: trabalhadores organizam ainda tuitaço para mobilizar categoria por ambiente de trabalho inclusivo; Segurança bancária, nos ambientes físicos e digitais, também será debate nesta mesa de negociação

Imagem ilustrativa

Santander muda bandeira de VA e VR e COE cobra que bancários não sejam prejudicados

O banco informou que a medida ocorreu devido à venda da empresa Ben, que pertencia ao grupo; A nova bandeira será a Pluxee

Imagem ilustrativa

Empregados cobram mesa de negociações sobre a Funcef

Contraf-CUT enviou ofício à Caixa reiterando pedido para que o banco e a administradora dos fundos negociem com a representação dos trabalhadores uma proposta que não gere prejuízos aos participantes

Imagem ilustrativa

COE Santander inicia negociações e reitera defesa dos direitos dos empregados

Um dos principais temas debatidos durante o encontro foi a questão do emprego

Imagem ilustrativa

COE BMB reivindica melhorias em metas e segurança dos PAAs

Representantes dos trabalhadores são contra a retirada de vigilância armada, por insegurança para funcionários e clientes

Imagem ilustrativa

Financiários exigem fim de terceirizações e formalização do teletrabalho no setor

Movimento sindical também denunciou o aumento de contratações de correspondentes bancários, repassando os serviços para empresas que não cobrem os mesmos direitos reivindicados pela categoria

Imagem ilustrativa

Associados comemoram vitória na Câmara e planejam nova mobilização em live

A transmissão acontece nesta terça-feira (16), às 18h30, nos canais do YouTube e do Facebook dos associados Previ

Imagem ilustrativa

Reforma tributária: os próximos passos

Senadores querem que governo retire pedido de urgência na votação

Imagem ilustrativa

Segunda reunião de negociação com o BNB aborda igualdade de oportunidades

Nova rodada de negociação acontece no próximo dia 26

Imagem ilustrativa

Fabiana Uehara questiona Caixa sobre leilão que pode favorecer o Flamengo

Representante dos empregados no Conselho de Administração do banco enviou ofício a Carlos Vieira solicitando informações sobre desapropriação de terreno de fundo administrado pelo banco

Imagem ilustrativa

Caixa: Empregados cobram respeito à jornada e pagamento de extras

Preocupação com denúncias envolvendo a Caixa Asset e reivindicação para que haja negociações em mesa sobre a Funcef também foram abordadas

Imagem ilustrativa

Banco do Brasil se compromete a não mexer na gratificação dos caixas durante a Campanha Nacional 2024

O tema será negociado no período. A garantia foi dada pela direção do banco na terceira mesa de negociação da Campanha Nacional 2024, nesta sexta-feira (12)

Imagem ilustrativa

Financiários cobram igualdade salarial e de oportunidades para mulheres e negros no setor

Com base em levantamento do Dieese, trabalhadores e trabalhadoras mostraram distorções salariais de gênero e raça

Imagem ilustrativa

Contraf-CUT, Fenae e Apcefs denunciam retaliação a gerentes da Caixa

Empregados que se recusaram a dar aval a uma operação de compra de letras financeiras de alto risco; confira nota das entidades

Imagem ilustrativa

Começa negociação com a Caixa

Em pauta questões relacionadas à jornada e ao teletrabalho; empregados cobram devolutiva das reivindicações da reunião anterior e negociações em mesa sobre a Funcef

Imagem ilustrativa

Campanha Nacional: 65% das bancárias apontam igualdade de oportunidades como prioridade

Movimento sindical reivindica ainda novo Censo da Diversidade, que todos os bancos façam adesão ao programa Empresa Cidadã e realizem ações de permanência e ascensão das populações mais vulneráveis

Imagem ilustrativa

COE se reúne com Mercantil para discutir PLR, falta de segurança e outras denúncias

Encontro será na próxima terça-feira (16)

Imagem ilustrativa

Tuitaço: bancários protestam nas redes por igualdade de oportunidades nesta quinta (11)

Ação nas redes se concentrará das 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPorIgualdade: relatório do Dieese mostra que mulheres bancárias ganham em média 20% menos que os homens bancários

Imagem ilustrativa

Funcef: Pesquisa mostra insatisfação com proposta de equacionamento

63% dos participantes do fundo REG/Replan Saldado não querem redução da pensão por morte; 67% contestam o fim do pecúlio por morte; 54% dizem que houve falta de transparência na elaboração da proposta

Imagem ilustrativa

Campanha Nacional: Igualdade de Oportunidades será o tema da 3ª reunião com Fenaban, dia 11

Trabalhadores reivindicarão paridade salarial entre homens e mulheres e tratamento igual nos processos de ascensão dentro dos bancos para mulheres, negros, LGBTs e PCDs

Imagem ilustrativa

Financiários e Acrefi definem calendário de negociações da Campanha Nacional 2024

Encontro realizado na tarde de sexta-feira (5) foi a segunda reunião e marca o início das discussões sobre os temas prioritários para a categoria

Imagem ilustrativa

Jornada e teletrabalho serão pauta de negociação com a Caixa

Semana de quatro dias, registro de ponto, pagamento de horas-extras e adicionais de remuneração serão alguns dos temas tratados; empregados cobram manutenção dos direitos para quem cumpre sua função em teletrabalho

Imagem ilustrativa

Funcionários do Banco do Brasil entregam reivindicações à Cassi em Brasília

Dirigentes sindicais aproveitam presença na capital federal para oficializar entrega de documento

Imagem ilustrativa

Funcef: Equacionamento deve ser debatido com empregados

Números confirmam que pequeno aumento da taxa atuarial é suficiente para eliminar déficit não equacionado, sem prejudicar participantes de fundos de pensão

Imagem ilustrativa

Funcionários do Banco do Brasil voltam a se reunir com BB para negociações da Campanha Nacional 2024

Cassação da liminar dos caixas e temas críticos como Performa e terceirização dominam o encontro

Imagem ilustrativa

Dirigentes das Américas discutem grandes desafios ao movimento sindical

Encontro do Comitê Executivo da UNI Américas, na capital do Uruguai, abordou transição justa para os jovens, diante das mudanças no mercado de trabalho e ambientais, imigração, igualdade de gênero e negociação coletiva

Imagem ilustrativa

Dia Nacional de Luta: Bancários protestam contra fechamento de agências

Manifestações denunciam impacto das mudanças nas agências e nos trabalhadores

Imagem ilustrativa

Financiários fazem segunda reunião da Campanha Nacional 2024 na sexta-feira

Encontro vai abordar diversidade e definirá calendário de negociação

Imagem ilustrativa

COE e GT apontam problemas no programa de saúde mental do Itaú

Práticas do Itaú contradizem o programa "Conexão Saúde" e colaboram com aumento de adoecimentos entre trabalhadores

Imagem ilustrativa

Justiça do Trabalho cassa liminar que garantia gratificação de caixas do Banco do Brasil

A decisão afeta diretamente os caixas que, em 2017, tinham menos de dez anos na função, resultando na perda dessa gratificação

Imagem ilustrativa

Nova diretoria da AFBNDES toma posse

A gestão ficará à frente da associação até 2026

Imagem ilustrativa

TRT-10 analisará recurso do BB contra decisão que mantém função de caixa executivo

Sentença de primeiro grau confirmou a tutela antecipada que impede a eliminação da função de caixa e garante gratificação aos trabalhadores

Imagem ilustrativa

Começaram as negociações com a Caixa

Empregados cobraram fim das funções por minuto e correção de discrepâncias nas remunerações de funções que exercem tarefa semelhante; veja calendário das próximas mesas

Imagem ilustrativa

Trabalhadores cobram da Fenaban implementação de jornada reduzida

Comando Nacional também reivindica reajustes de verbas das cláusulas de Teletrabalho

Imagem ilustrativa

Reestruturação: Empregados cobram e Caixa reafirma garantia de direitos

Representação dos trabalhadores também cobrou informações que ajudem a sanar dúvidas dos colegas que trabalham nas agências que serão alvo da reestruturação

Reforma Tributária: Contraf-CUT pede tributação específica para entidades previdenciárias e de saúde sem fins lucrativos

Trabalhadores reivindicam tratamento diferente para as entidades de autogestão daquele que será dado às instituições financeiras

Imagem ilustrativa

Em tuitaço, nesta terça (2), bancários pedem jornada reduzida para 4 dias

Ação nas redes sociais vai se concentrar das 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPelaJornadaDe4dias

Imagem ilustrativa

Emprego e carreira serão temas da negociação com a Caixa

Movimento sindical reivindica mais contratações, fim dos descomissionamentos arbitrários e volta das designações efetivas de função; trabalhadores também pedem valorização da importância da Caixa para a sociedade

Não há mais itens para carregar no momento