Festa dos bancários celebra posse da diretoria dos Seeb Campo Grande (MS)

A nova diretoria é composta por 62 dirigentes sindicais e assumiu a gestão da entidade no dia 1º de julho de 2019
A nova diretoria é composta por 62 dirigentes sindicais
A presidente eleita Neide Rodrigues tem mais de 20 anos de atuação sindical e é a segunda mulher a ocupar a presidência do sindicato.

A tradicional festa em comemoração ao Dia do Bancário, celebrado em 28 de agosto, reuniu cerca de 2 mil pessoas entre bancários, familiares, amigos e representantes sindicais de todo o país, no Ondara Palace, em Campo Grande (MS). Durante o evento, que aconteceu no último sábado (20), foi realizada a solenidade de posse da diretoria Bancários em Ação eleita em fevereiro deste ano. 

A nova diretoria é composta por 62 dirigentes sindicais e assumiu a gestão da entidade no dia 1º de julho de 2019. A presidente eleita Neide Rodrigues tem mais de 20 anos de atuação sindical e é a segunda mulher a ocupar a presidência do sindicato.        

“A responsabilidade aumenta porque o momento é muito difícil, a conjuntura política, o ataque aos direitos dos trabalhadores está cada vez pior. É um momento importante para se unir mais, não só os bancários, mas todos os trabalhadores para defender nossos direitos”, avaliou. 

Durante a cerimônia de posse, Neide Rodrigues falou sobre as ações que serão realizadas pelo sindicato, como o combate ao assédio moral nas unidades bancárias. Há também uma agenda de debates visando a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, válida até 2020. 

“Nós temos o compromisso de fazer a luta pela garantia dos nossos direitos, participando ativamente de todo o movimento sindical a nível nacional. Já estamos agora com a programação para o mês de agosto, que é a nossa Conferência Nacional, e lá nós vamos tirar algumas metas para a defesa dos direitos dos trabalhadores e nosso grande desafio é a garantia da nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, explicou. 

A leitura do termo de posse da nova diretoria foi realizada pela presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT, Juvandia Moreira, que destacou os 60 anos de história do sindicato e a participação das mulheres no movimento sindical. 

Juvandia Moreira

“As mulheres, apesar de ser metade da categoria e maioria em alguns bancos, ainda estão nos cargos de menores salários, então ter mulheres no movimento sindical que compreendam a importância de defender a pauta da equidade, da igualdade, é fundamental, até para mostrar para a sociedade que a gente tem uma mulher, uma liderança, que está assumindo a presidência do sindicato”, disse. 

Juvandia também ressaltou a importância do SEEBCG-MS no cenário nacional. “O sindicato de Campo Grande compreende a importância da unidade nacional, participa do comando, dando ideias, colaborando de forma ativa para que as lutas sejam vitoriosas”. 

Homenagens

Na cerimônia, o sindicato fez homenagens aos dirigentes sindicais Eliana Brasil, presidenta do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região; Carlindo Dias de Oliveira “Abelha”, secretário de organização e política sindical da Contraf-CUT; Ronaldo Ferreira Ramos, presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região; Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT; e o ex-presidente do sindicato que agora assume o cargo de secretário de esportes e lazer, Edvaldo Barros. Os homenageados foram presenteados com obras do escultor sul-mato-grossense Anor Mendes. 

Edvaldo Barros lembrou dos desafios enfrentados como terceirização e reforma trabalhista e agradeceu o apoio de toda a diretoria e dos bancários. “Foi um mandato desafiador, mas conseguimos manter todos os direitos. A gente entrega a presidência com o sentimento de dever cumprido, mas os desafios continuam, como a gente continua na luta. Continuo como representante da categoria assumindo um outro papel dentro do sindicato, e é necessário o engajamento da categoria, a resistência dos trabalhadores bancários precisa se fortalecer nesse próximo período”. 

Para o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva, a vitória da atual diretoria é resultado de muito trabalho e do reconhecimento da categoria. “Esse momento de hoje coroa todo o trabalho realizado desde a gestão anterior. É um sindicato importante sobretudo pelo trabalho que faz junto à categoria, defendendo o direito dos trabalhadores, para a federação importa isso e a resposta que a entidade dá para a categoria que confia na direção deste sindicato”. 

O secretário de organização e política sindical da Contraf-CUT, Carlindo Dias de Oliveira “Abelha”, que coordenou a campanha eleitoral da Diretoria Bancários em Ação, destacou a unidade nacional e a experiência dos dirigentes sindicais. “O que os bancários podem esperar dessa diretoria é muita luta, muito empenho e capacidade de negociação com os banqueiros, que é o setor que mais ajuda esse governo que vem retirando direitos do trabalhador”.

Fizeram parte da mesa de autoridades da cerimônia de posse a presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira; o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva; a presidente da Fetrafi-MG/CUT, Magaly Fagundes; o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Carlos Damarindo; o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais; a presidenta do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Eliana Brasil; e presidente da Fetems, Jaime Teixeira. 

União dos trabalhadores

Dirigentes de sindicatos locais que representam outras categorias também manifestaram apoio à diretoria eleita.  O presidente da Fetems, Jaime Teixeira, destacou a atuação do ex-presidente Edvaldo Barros pela união e apoio a todos os trabalhadores e os desafios da nova gestão. 

“Há toda uma máquina opressora à classe trabalhadora, há um alinhamento de política neoliberal. Serão três anos de muita resistência contra todo esse desmonte dos direitos dos trabalhadores, então cada vez mais o trabalhador vai sentir que é importante estar no sindicato. Quero parabenizar os bancários porque reelegeram essa equipe que é bastante experimente”.

Entre dirigentes sindicais de outras categorias estavam o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, presidente do Sintect/MS, Elaine Regina de Souza, o presidente da ACP, Lucílio Nobre, e também a supervisora técnica do Dieese em MS, Andreia Ferreira.

Após a cerimônia de posse, os convidados aproveitaram a festa ao som da banda que mistura forró, axé e dance music: “Somos Iguais”, do Paraná.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram