Dirigentes bancários da Paraíba participam do segundo módulo de formação da Contraf-CUT
Movimento Sindical, Formação
Nesta fase, programa inclui principais desafios da atualidade, resgate da história mais recente da luta sindical, evolução dos processos negociais e da CCT dos bancários
A Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou o segundo módulo do Curso de Formação Sindical para Dirigentes no Sindicato dos Bancários e Bancárias da Paraíba (SEEB-PB). O evento, que começou na quinta-feira (15) e terminou nesta sexta (16), aconteceu na sede da entidade.
Nesta fase, do segundo módulo do curso ministrado por José Luís Vasquinho Paredes, professor de História e assessor da Contraf-CUT, são abordados os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT), passando pelo resgate da história mais recente do movimento sindical (dos anos 80 aos dias atuais), estrutura do movimento sindical bancário, até chegar nos desafios presentes, como a evolução tecnológica do sistema financeiro e os impactos da Ingeligência Artificial (IA) no mundo do trabalho.
A secretária de Formação do Sindicato dos Bancários e das Bancárias da Paraíba, Magali Pontos Silva, ressaltou que o curso aprofundou conhecimentos fundamentais. “Passamos por um resgate da história do movimento sindical, criação da nossa CUT até chegarmos à atualidade, como funciona nossa organização, as negociações, o Comando Nacional, incluindo o papel dos sindicatos e das comissões de empresas. Tudo muito importante para que o dirigente tenha domínio. Fiquei muito feliz em participar”, observou.
O presidente da Featrafi-NE, Carlos Eduardo Bezerra Marques, que participou como palestrante no segundo dia, parabenizou a Contraf-CUT pela implementação da atividade. “A formação é o fortalecimento da organização sindical. Saber de onde viemos e como podemos seguir construindo é fundamental e esse projeto que a Contraf desenvolve tem gerado dirigentes mais seguros, mais diligentes, mais rápidos e confiantes para negociar os trabalhadores em cada local de trabalho”, completou.
O presidente do Sindicato dos Bancários e Bancárias da Paraíba, Lindonjhonson Almeida Araújo, reforçou o papel da qualificação para o desempenho eficaz do movimento sindical. "O que aprendemos aqui foi importante tanto para os dirigentes que já estão liberados quanto para os dirigentes que estão na ativa. Neste segundo módulo, por exemplo, além de reforçar nossa qualificação sobre a história do movimento sindical, a luta desde o início da CUT, abordamos o histórico da luta das bancárias [por direitos às mulheres] e outras conquistas", pontuou.
Sobre a metodologia e conteúdo programático
A metodologia adotada nos cursos de formação da Contraf-CUT é baseada em Paulo Freire e Lev Vygotsky, com a construção do conteúdo de forma interativa. A seguir, conheça os conteúdos por módulos.
1° módulo:
- O que é sindicato? Como surgiram?
- A história da luta dos trabalhadores(as) no Brasil: Da escravidão até o governo Vargas
- A estrutura sindical montada por Vargas
- O golpe de 1964
- Sindicalismo sob intervenção
- Os efeitos do processo de anistia
- Fim da ditadura
- Novo sindicalismo – Surge a CUT
- Do DNB à Contraf-CUT
- História da Fetraf-RS e seus sindicatos
- Papel do dirigente sindical - Nas redes e nas ruas
2° módulo:
- Os princípios da CUT
- Resgate do movimento sindical: da década de 80 até os nossos dias
- A estrutura do movimento sindical bancário
- A evolução da CCT dos bancários
- Como funciona nossa mesa de negociação
- O papel do Comando Nacional dos Bancários
- Quais os principais desafios para o próximo período?
As federações que tiverem interesse em receber o Curso de Formação para Dirigentes da Contraf-CUT devem entrar em contato com a Secretaria de Formação da entidade. Contato no site Contraf-CUT.com.br.

