Direitos trabalhistas desrepeitados no Banco do Brasil

(São Paulo) O Centro de Serviços Operacionais (CSO) do BB em São Paulo convocou os funcionários para trabalhar no feriado do dia 2 de novembro, e no final de semana passado sem respeitar a legislação trabalhista.

Segundo as denúncias, parte das convocações foram feitas às pressas e estariam sendo prometidas folgas. A alegação do BB é um mutirão para abertura de contas de funcionários públicos dos estados de Minas Gerais e da Bahia. O trabalho envolve também terceirizados que estariam recebendo R$ 5 por hora.

Nesta segunda, o mutirão continuou e funcionários da CSO da São João foram deslocados para os complexos Compe e Verbo Divino, sem garantia de ressarcimento de suas despesas de transporte e alimentação. “Dia não útil serve para descanso e convívio familiar. Esse mutirão é reflexo das mudanças no BB que desestruturaram serviços e agora desrespeitam direitos trabalhistas” diz o diretor do Sindicato, Leandro Barbosa.

A entidade entrou em contato com o gerente da CSO, Clóvis de Castro Júnior, que ainda não se manifestou. “Qualquer trabalho fora da jornada deve ser negociado com o Sindicato para garantir o cumprimento da legislação como pagamento das horas extras e fornecimento de transporte e alimentação aos trabalhadores”, acrescenta Leandro.

Delegados

Estão abertas as inscrições para os funcionários do Banco do Brasil interessados em concorrer à eleição para delegado sindical em SP, que acontece de 12 a 23 de novembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro pelo e-mail [email protected] ou via fax no número 3188-5283. É preciso informar nome completo, matrícula sindical, matrícula funcional, agência, número de funcionários agência, telefone, e-mail e a relação com nomes e matrículas dos funcionários da agência.

Fonte: Jair Rosa – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram