Dia Nacional de Luta no BB tem protesto em Curitiba contra plano de funções

Os bancários em todo país realizaram um Dia Nacional de Luta no Banco do Brasil nesta quarta-feira, 20 de março. Os trabalhadores protestaram contra o novo Plano de Funções Gratificadas e de Confiança, implantado sem qualquer negociação com as entidades sindicais. Em Curitiba, diversas agências do BB ficaram fechadas até as 12h. A paralisação faz parte de um calendário de lutas definido pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT.

Além de ter sido imposto pelo banco de forma unilateral, o novo plano de funções comissionadas trouxe perdas aos bancários, reduzindo em cerca de 16,25% seus proventos. As mudanças nas verbas transformam o que era piso em teto salarial e o trabalhador não conseguirá ter salário maior que o Valor de Referência (VR), prejudicando os ganhos do Plano de Carreira e Remuneração (PCR). Os salários também ficam em risco, já que não há garantia de que reajustes futuros incidirão sobre todas as verbas.

Clique aqui para ver o material distribuído no Dia de Lutas

“Desde sua implantação, o plano criou um passivo trabalhista gigantesco. Os funcionários estão revoltados e os sindicatos devem mover ações exigindo o pagamento das dívidas de cinco anos do BB. Não vamos admitir redução salarial”, afirma Ana Smolka, diretora do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e representante do Paraná na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

“Nós queremos que o banco apresente um novo plano de funções comissionadas e que exista negociação com os sindicatos. Da maneira como foi feita, faltou transparência por parte do BB”, completa André Machado, diretor do Sindicato e funcionário do BB.

Sindicatos de bancários de todo país se uniram e já denunciaram ao Governo Federal a gestão do BB. O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região é um dos pioneiros nas ações judiciais pela redução da jornada para 6h sem redução salarial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram