Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa movimenta todo o Brasil

As ações fazem parte das atividades da Campanha Saúde Caixa para Todos

O Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa movimentou as principais cidades do país, nesta quarta-feira (11), com atividades nas agências bancárias. Dirigentes sindicais dialogaram com os empregados para organizar a resistência da categoria aos ataques praticados pelo governo e pela direção do banco ao plano de saúde.

As ações fazem parte das atividades da Campanha Saúde Caixa para Todos, idealizada durante o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em agosto. “As atividades de hoje envolveram os empregados do Brasil inteiro na defesa do Saúde Caixa, contra a intransigência da direção do banco, que além de destruir a instituição federal, quer acabar com a saúde dos trabalhadores da Caixa”, afirmou Dionísio Reis, Coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

Os empregados da Caixa denunciam a ação discriminatória do banco, que está contratando 2 mil novos empregados que não poderão ingressar no plano de saúde atual e que ainda não foram informados sobre como será a assistência à saúde oferecida pela Caixa, conforme prevê a cláusula 33 do Acordo Coletivo de Trabalho.

As novas restrições ao Saúde Caixa foram impostas após aplicação da resolução 23 da CGPAR, resolução que estabelece diretrizes e parâmetros para o custeio das empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde aos empregados. A aplicação da resolução traz impactos diversos ao Saúde Caixa, não só para os novos ingressos. Ela onera os associados do plano, quebra o princípio de solidariedade, exclui os aposentados, impõe períodos de carências, permite cobrança de franquias, traz novas restrições para dependentes e veta a oferta do plano em novos concursos, proibindo a entrada de novos associados. Com o impedimento de novos membros, a tendência é que o Saúde Caixa seja esvaziado, tornando-se inviável no futuro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram