Curitiba: Dia de Paralisação começa com ato de bancários no Palácio Avenida

Na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, dia em que as centrais sindicais convocam a classe trabalhadora para o Dia Nacional de Paralisação contra os retrocessos da Reforma Trabalhista, que legalmente passa a vigorar neste sábado, 11 de novembro, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região amanheceu organizando o retardo de abertura do Bradesco Palácio Avenida. O prédio administrativo do Bando é localizado no centro de Curitiba, próximo à Boca Maldita, onde logo mais, a partir das 11h, será a concentração do ato nacional na capital paranaense.

Dirigentes do sindicato alertaram os bancários, durante o ato, sobre alterações pontuais da Reforma Trabalhista quanto ao intervalo intrajornada, hora extra, trabalho intermitente, negociações contratuais individuais, fim do trabalho remunerado em dobro em feriado, entre outros, conforme exemplificaram Antonio Fermino e Genesio Cardoso.

A diretora Karla Huning informou que o movimento sindical atua para que os direitos historicamente conquistados com a CCT, em vigor há mais de 20 anos, prevaleçam nesse novo cenário. A diretora Cristiane Zacarias declarou que se a Reforma Trabalhista tem o apoio dos patrões não é boa para os trabalhadores.

O presidente do Sindicato, Elias Jordão, lembrou aos bancários e à população que passou em frente ao Bradesco Palácio Avenida que "o futuro de nossos filhos está ameaçado" e convocou toda a categoria para a mobilização: "se não formos juntos para as ruas vamos perder cada vez mais".

Elias lembrou que as reformas estão passando no Congresso ao mesmo tempo em que foi arquivado pelos parlamentares pedido de investigação contra o ilegítimo Temer. "Possivelmente os parlamentares nos quais vocês votaram estão votando contra os trabalhadores. É preciso pensar sobre isso". Elias finalizou afirmando que o movimento sindical atua junto à Fenaban pela manutenção dos direitos, mas que a resposta dos banqueiros depende da mobilização da categoria.

Durante o ato, foram distribuídos diversos materiais informativos impressos aos bancários e à população, como a cartilha sobre as alterações da Reforma Trabalhista produzida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Folha Socioeconômica, alertando sobre quanto a nova Lei Trabalhista passa a alterar a vida de todos os brasileiros.

Atos descentralizados de diversas categorias de trabalhadores estão sendo realizados em todo o país. Acompanhe o Minuto a Minuto do Brasil de Fato. Em Curitiba, acontece um ato central, a partir das 11h, na Boca Maldita (Av Luiz Xavier/ XV de Novembro, Centro).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram