ContrafCast: Dia da Mulher Latino-Americana e Caribenha

Episódio discute atuais desafios na luta para uma sociedade antirracista

A edição do Contraf-Cast desta segunda (25) homenageia o Julho das Pretas, com a participação da diretora da Fetrafi-Nordeste e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Chay Cândida, e da diretora do SP-Bancários e membro do coletivo literário Elo da Corrente, Susana Cordoba.

Chay lembra que 2022 marca 30 anos desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. “Assim como foi há 30 anos, continuamos a combater os estereótipos negativos que ainda existem em nossa sociedade contra as mulheres negras. Esta data tem o papel especial de promover um debate para avançar em direção a uma sociedade igualitária, onde não mais sejamos vítimas da pressão capitalista e não tenhamos que continuar ocupando o espaço subalterno que a sociedade quer nos colocar”, pontua.

“A sociedade inteira, da maneira como está colocada, se beneficia dessa estrutura racial, do sofrimento da mulher negra, embaixo da estrutura da pirâmide ganhando os menores salários. Todos precisam estar cientes disso”, completa Susana. “E, embora a gente esteja em um papel subalterno, é importante deixar bem claro que nenhuma das pessoas que estão acima da estrutura teria os cargos que tem, alçaria os voos que alça se não fosse por meio da exploração que acontece em cima da mulher negra”, completa.

Ouça a íntegra nas plataformas de podcast, como o Spotify.

>>>>> Leia também: Comemorar o Julho das Pretas é questão de resistência

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram