Contraf e Fenae lançam no Congresso campanha por mais bancários na CEF

(Brasília) As entidades associativas e sindicais dos empregados da Caixa fizeram nesta quarta-feira, em Brasília, o lançamento nacional da campanha por mais contratações na empresa. O ato ocorreu às 11h, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, com a presença de lideranças dos trabalhadores de todo o país.

A campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” vem sendo desenvolvida pela Fenae, pelas Apcefs e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e seus sindicatos. O evento desta quarta-feira, em Brasília, deu-se em interação com a atividade preparatória da 4ª Marcha da Classe Trabalhadora, convocada para 5 de dezembro pelas centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CGTB, NCST e UGT), com as reivindicações de redução da jornada de trabalho, mais e melhores empregos e fortalecimento da seguridade social e das políticas públicas.

Em seu pronunciamento no auditório Petrônio Portela, o presidente da Fenae, José Carlos Alonso, ressaltou a identidade entre o tema da campanha por mais contratações na Caixa com os temas da 4ª Marcha da Classe Trabalhadora. “Tem tudo a ver uma mobilização com a outra, porque buscamos não apenas amenizar a sobrecarga de trabalho na nossa empresa, mas também fazer com que a Caixa esteja à altura do desafio que lhe tem sido posto na implementação de políticas públicas”, frisou.

O presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas, apontou a necessidade de uma discussão global sobre a atuação das instituições financeiras no país e lembrou que a campanha das entidades associativas e sindicais dos empregados da Caixa busca “aprimorar o emprego, para aprimorar a empresa pelo desenvolvimento social”.

O manifesto da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” salienta que o volume de serviços prestados ao governo e à sociedade tem crescido vertiginosamente ao longo dos últimos anos, enquanto o contingente de trabalhadores registra redução.

O documento propõe que o número de trabalhadores para suprir as necessidades das agências de todo o país seja estabelecido a partir de estudo elaborado pela empresa com a participação de representantes dos bancários e que a Caixa adote já uma estratégia para elevar o quadro de pessoal ao patamar mínimo de 100 mil empregados concursados, contingente ao qual deverão ser somados os cerca de 12 mil estagiários e 3,5 mil menores-aprendizes hoje existentes.

Estão disponíveis para download no portal da Fenae (www.fenae.org.br) o manifesto e o modelo de abaixo-assinado. As Apcefes e sindicatos deverão promover atos de lançamento da campanha nos estados. As datas dos eventos devem se repassadas à imprensa da Fenae.

Fonte: Fenae
Foto: Augusto Coelho

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram