Contraf-CUT realiza segundo módulo do Curso para Novos Dirigentes no Paraná

Formação realizada nos dias 27 e 28 de junho reuniu, em Curitiba, mais de 30 novos dirigentes; além da capital, também participaram dirigentes de Guarapuava e Umuarama, no interior do estado

Imagem ilustrativa

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou, em Curitiba, nos dias 27 e 28 de junho, o segundo módulo do Curso para Novos Dirigentes Sindicais. A formação, que contou com a participação de mais de 30 dirigentes do estado, foi realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

“Fizemos um debate intenso sobre o mundo do trabalho, futuro sindical e da nossa categoria. Além das interferências da tecnologia, falamos sobre os cortes de direitos, as formas de contratação que precarizam as condições de trabalho e, somada à constante pressão pelo cumprimento de metas, levam os trabalhadores ao adoecimento”, disse a secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil.

Programa de formação

O curso faz parte do Programa Nacional de Formação para novos dirigentes sindicais da Contraf-CUT. O conteúdo aborda a história da organização da classe trabalhadora e trata da luta pela democratização do Brasil após o fim da ditadura civil militar iniciada em 1964, com temas como a redemocratização do Brasil, o neoliberalismo e as privatizações, a atuação dos bancos públicos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), além da reconquista e ampliação de direitos. Os novos dirigentes também recebem orientação sobre as formas de atuação do dirigente sindical na defesa dos direitos da sua categoria.

Outros pontos abordados são as transformações no mundo do trabalho, desafios relacionados ao emprego e demissões, o papel do Comando Nacional dos Bancários, eleições sindicais e a construção da representação dos trabalhadores do ramo financeiro.

“O principal conceito desta parte da formação é trabalhar a história dos trabalhadores e do movimento sindical e trazer para eles uma definição do universo do movimento sindical que eles participam, o que é ser dirigente sindical”, explicou o professor de formação da Contraf-CUT, José Luís Vasquinho Paredes, que ministrou as aulas.

Resumo do programa

2° módulo:

  • Os princípios da CUT
  • Resgate do movimento sindical: da década de 80 até os nossos dias
  • A estrutura do movimento sindical bancário
  • A evolução da CCT dos bancários
  • Como funciona nossa mesa de negociação
  • O papel do Comando Nacional dos Bancários (participação de Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato dos bancários de Curitiba)
  • Quais os principais desafios para o próximo período?
     

Notícias Similares

Não há mais itens para carregar no momento