Contraf-CUT participa da 4ª Conferência Regional da UNI Américas na Colômbia

 “Vamos Juntos Companheir@! Com seu querer e minha vontade”, este é o mote da 4ª Conferência Regional da UNI Américas, que ocorrerá em Medellín, na Colômbia, entre os dias 7 e 9 de dezembro. Inspirado em um poema do escritor uruguaio Mario Benedetti, o tema convoca os trabalhadores do continente americano a unir a vontade de luta com a construção de poder estratégico. Antes do encontro regional, os representantes da Contraf-CUT também participam das conferências da Juventude, de Mulheres e de Finanças, entre os dias 4 e 6 de dezembro.

A UNI Américas é o braço continental da Uni Global Union, sindicato que reúne entidades de diversas categorias profissionais de 140 países.  A 4ª Conferência Regional definirá o Plano Estratégico 2016-2020 da entidade, tendo como base os seguintes eixos:

– Como continuar com os processos de sindicalização em empresas globais e regionais;

– A responsabilidade social das empresas;

– O apoio às campanhas de organização e o desenvolvimento de capacidades;

– O fortalecimento da negociação coletiva;

– Como continuar crescendo sindicalmente; 

Entre os pontos da agenda, também estão discussões sobre Paz e Justiça Social na Colômbia, América Sustentável, Novo Mundo do Trabalho, além das eleições do Comitê Executivo e da Secretaria Regional da UNI Américas.

O avanço da direita e de políticas conservadoras no continente americano também estarão em pauta. Os representantes da Contraf-CUT darão informes sobre o golpe no Brasil e os ataques aos trabalhadores, como a provação da PEC 55, em primeira votação no Senado, a qual congela o Brasil por 20 anos, com danos para a saúde, educação entre outras áreas. 

“Não só no Brasil, mas em diversos países, os trabalhadores vivem um momento complicado, com várias ameaças a direitos conquistados com muita luta. A 4ª Conferência Regional da UNI Américas une forças e fortalece o movimento sindical em todo o continente, pois estarão presente os mais importantes sindicatos dos setores de serviço, comércios e finanças de toda a América”, ressalta Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

A delegação brasileira também conta com o presidente da Confederação, Roberto von der Osten, a vice-presidenta, Juvandia Moreira, o secretário de Imprensa, Gerson Pereira, a secretária da Juventude, Fabiana Uehara Proscholdt, a secretária da Mulher, Elaine Cutis e a presidente mundial da Uni Finanças, Rita Berlofa.

Agenda

Conferência UNI Américas Juventude

      Domingo, 4 dezembro: 09.30 – 17.30

 

      Conferência UNI Américas Mulheres

      Segunda feira, 5 de dezembro: 10.45 – 17.30

      Terça feira, 6 de dezembro: 09.30 – 17.00

 

      Conferência UNI Américas Finanças

      Segunda feira, 5 de dezembro: 09.30 – 17.30

      Terça feira, 6 de dezembro: 09.30 – 17.30

 

      Conferência Regional UNI Américas

      Quarta-feira 7 de dezembro as 16:30 até 20:00– Cerimônia de abertura

      Quinta-feira 8 de dezembro as 09:30 até 17:30

      Sexta-feira 9 de dezembro as 09:30 até 17:30

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram