Contraf-CUT, Fenae e sindicatos vão à Justiça para cancelar reajustes no Saúde Caixa

A Contraf-CUT, a Fenae e sindicatos de bancários ingressaram, nesta sexta-feira (27), com uma ação judicial para cancelar os reajustes no Saúde Caixa, anunciados pela Caixa Econômica Federal. Em comunicado enviado aos trabalhadores na última quinta-feira (26), o banco informou que, em 1º de fevereiro, o valor das mensalidades passará de 2% para 3,46% da remuneração base, que o percentual de coparticipação subirá de 20% para 30% e que o limite de coparticipação anual passará de R$ 2.400 para R$ 4.209,05. Nesse último caso, toda vez que o assistido ultrapassa esse gasto, o complemento é feito pela Caixa.

O reajuste efetuado representa descumprimento do acordo coletivo que obriga o banco a negociar com os empregados mudanças no plano de saúde. O banco está devendo aos empregados que tem pago mais que os 30% do custeio assistencial melhorias no plano. A medida foi tomada unilateralmente, sem apresentar balanços ou debater justificativa com os representantes dos empregados.

 “A medida da Caixa é um desrespeito à cláusula 32ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que estabelece a manutenção dos percentuais de mensalidade, da coparticipação e do valor para o teto. A empresa jamais poderia ter tomado uma decisão como essa sem que fosse negociada com o movimento sindical e discutida no Conselho de Usuários”, afirmou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis.

“Além de querer economizar com a redução do quadro de bancários, com descomissionamentos e fechamento de agências, o banco quer agora cortar custeio do Saúde Caixa. Um absurdo que não aceitamos e que será respondido com o aumento das manifestações pelos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do banco público”, completa Dionísio.

31/01 – Dia Nacional de Luta

Por orientação da Contraf-CUT, será realizado, nesta terça-feira (31), um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, com foco no modelo de gestão do plano. Indica-se aos sindicatos que façam atos em concentrações, preferencialmente ligada à gestão de pessoas. A Confederação também recomenda que os sindicatos entrem com ações locais de cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, cobrando que não haja o reajuste.

Carta aberta à população

Para dialogar com a população neste Dia Nacional de Luta dos Empregados da Caixa, a Fenae e a Contraf-CUT estão disponibilizando em seus sites uma carta a ser distribuída durante as mobilizações.

No site da Contraf-CUT, o material está disponível na área restrita, na seção de downloads, para que sindicatos e federações reproduzam o material.  

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram