Contraf-CUT apoia Chapa 1 nas eleições do Sindicato do Rio de Janeiro

Chapa 1 é formada por bancários de bancos públicos e privados

A Contraf-CUT manifesta total apoio à Chapa 1 – A Chapa dos Bancários nas eleições para a escolha da direção do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, o segundo maior do Brasil e da América Latina. A nominata é liderada pelo funcionário do Bradesco e atual presidente do Sindicato, Almir Aguiar, carioca, 46 anos e formado em Direito. O pleito será realizado nos dias 10, 11, 12 e 13 de abril em todos os locais de trabalho.

“Apoiamos a Chapa 1 porque é formada por bancários de bancos públicos e privados e está comprometida com o projeto vitorioso de construção da unidade nacional dos bancários da CUT, que hoje representa mais de 100 entidades sindicais em quase todos os estados do país, englobando mais de 90% dos bancários brasileiros. Essa unidade arrancou a convenção coletiva nacional, que completa 20 anos em 2012 e vale para funcionários de bancos públicos e privados de todo país”, afirma o presidente reeleito da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. “Com fortes mobilização e greves, garantimos aumentos reais consecutivos desde 2004, elevação no piso, melhorias na PLR e importantes avanços sociais, bem como várias conquistas nas negociações específicas com os bancos públicos”, destaca.

Para o dirigente da Contraf-CUT, “o balanço positivo das últimas gestões do Sindicato credencia a Chapa 1 a continuar e fortalecer o trabalho pelos direitos da categoria, organizando e mobilizando os trabalhadores para enfrentar os banqueiros e as direções dos bancos públicos por emprego decente, sem rotatividade, remuneração digna, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, igualdade de oportunidades, contra o processo de bancarização sem bancários, por aposentadoria justa e pela regulamentação do sistema financeiro”.

Unidade nacional e mobilização

O Sindicato do Rio tem participado ativamente do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, fortalecendo a unidade nacional e a mobilização da categoria e reforçando a luta por emprego decente, em defesa dos negros e da mulher bancária, discriminada na contratação, na remuneração e na ascensão profissional pelos bancos.

“A Chapa 1 é formada por bancários e bancárias amadurecidos na luta sindical e seus integrantes nos últimos anos vêm conquistando grandes vitórias para a categoria. Adquirimos a experiência necessária para negociar e enfrentar as elites financeiras insensíveis e caminhamos com a CUT em grandes lutas, na defesa da classe trabalhadora”, enfatiza Almir.

“Promovemos a maior campanha salarial dos últimos 20 anos com ganhos significativos para a categoria. Batemos o recorde na reintegração de bancários demitidos. Conquistamos para as bancárias a ampliação da licença-maternidade e lutamos para que elas e os negros ocupem mais espaço de poder no setor bancário. Por isso, vencemos as últimas eleições com 83% dos votos e, desta vez, a vitória será ainda maior”, ressalta o presidente do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram