Contraf-CUT apoia Chapa 1 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa

O pleito será realizado entre os dias 3 e 7 de fevereiro

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) apoia a Chapa 1: Movimento pela Saúde nas eleições para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, marcada para os dias 3 e 7 de fevereiro.

O processo é coordenado por uma Comissão Eleitoral composta por três representantes da Caixa e três representantes dos empregados. Pelo calendário eleitoral estabelecido pela comissão, a decisão sobre impugnações e a divulgação das chapas habilitadas acontecerão no dia 17 de janeiro, o que não impede as chapas inscritas de já iniciarem suas campanhas.

O prazo para o encaminhamento de pedido de impugnação de chapas à Comissão Eleitoral se encerrou na última sexta-feira, (3). A comissão se manifestará sobre eventuais pedidos de impugnação no dia 10 de janeiro. As chapas impugnadas terão até o dia 14 para apresentar recurso.

Para a secretária de Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt, a participação nesse processo eleitoral é especialmente importante. “Vivemos num momento de ataques sistemáticos ao modelo de autogestão do nosso plano e de ameaças aos nossos direitos e conquistas. Temos que defender, por exemplo, a manutenção da forma de custeio nos moldes atuais e a garantia do Saúde Caixa para todos.”

Fabiana está na chapa, ao lado de Marilde Perin Zarpellon (Aposentada), Marcia Boiczuk Lacerda Krambeck (Aposentada), Zuleida Martins Rosa (Aposentada), Edmar Martins André (Em atividade), Ana Lucia Fontes de Farias Brito Soares (Aposentada), Francisco Carlos Pugliesi (Em atividade), Adeir José da Silva (Aposentado), Marcio Rogério Troya (Em atividade), Claudio José Teixeira Cerqueira (Em atividade).

“A Chapa 1 congregará o maior número de forças do movimento sindical e entidades associativas da Caixa que militam na defesa da Caixa e da Saúde dos empregados”, explicou Fabiana.

Conselho de Usuários

O Conselho de Usuários foi criado em 2003 como instrumento de maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa.

O fórum possui caráter consultivo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

A criação e composição paritária do conselho foi uma conquista da luta coletiva dos empregados da Caixa, por meio de suas entidades associativas e sindicais.

De acordo com norma prevista em estatuto, as reuniões do Conselho de Usuários acontecem a cada três meses, com duração de 7 horas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram