Contraf-CUT apoia Chapa 1 na eleição do Sindicato dos Bancários do Rio
Movimento Sindical
A conferência reforça a importância do voto, que fortalece a legitimidade do sindicato e garante maior representatividade nas negociações

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) declara seu apoio à Chapa 1 – Unidade na Luta para a eleição à nova diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários do Rio de Janeiro, que começou nesta segunda-feira (7). A votação, que vai até sexta-feira (11), vai eleger a diretoria que estará à frente da entidade pelos próximos quatro anos.
A Chapa 1 é encabeçada por José Ferreira, bancário da Caixa Econômica Federal e atual presidente do Sindicato, e tem como vice a bancária do Itaú Kátia Branco. É a única chapa inscrita no pleito e representa a continuidade de uma gestão comprometida com a defesa dos direitos da categoria, a manutenção dos empregos e o fortalecimento da organização sindical.
“A Chapa 1 - Unidade na Luta tem o apoio da Contraf-CUT, das nossas 11 federações e de 95% dos sindicatos em todo o país. Ela representa nossa unidade nacional de ação, que é fundamental para a garantia e o avanço dos direitos da categoria bancária”, destacou Vinicius Assumpção, vice-presidente da Contraf-CUT.
Votação começou nesta segunda-feira (7)
Desde as 9h desta segunda-feira (7), bancárias e bancários do Rio de Janeiro já podem votar. A votação segue até as 18h da próxima sexta-feira (11). O processo está sendo realizado por meio de um sistema eletrônico, que pode ser acessado de quatro formas:
- Pelo link: https://bancariosrio.votabem.com.br/
- Por QR Code (IMAGEM logo abaixo)
- Por tablets disponíveis nas agências
- Em computadores nas sedes do Sindicato
Para votar, basta inserir CPF, data de nascimento e matrícula funcional, informar se está na ativa ou é aposentado(a) e registrar o voto.

Quem pode votar
- Bancárias e bancários sindicalizados(as) até 6 de janeiro de 2025
- Aposentados(as) sindicalizados(as) até o momento da aposentadoria
- Desempregados(as) há no máximo três meses, desde que sindicalizados(as) por pelo menos seis meses antes da demissão
- Sindicalizados(as) em licença de saúde
Importância da participação
A Contraf-CUT reforça a importância do voto de cada bancário e bancária. A participação massiva fortalece a legitimidade do Sindicato e garante maior representatividade nas negociações por melhores condições de trabalho, salários, saúde e direitos.
Além disso, é necessário atingir o quórum mínimo de 50% mais um dos votos para que o pleito seja validado.
Voto virtual: mais acesso e segurança
A opção pela votação eletrônica oferece mais agilidade, segurança e praticidade, além de facilitar a participação da categoria em todo o estado do Rio de Janeiro e ajudar a atingir o quórum necessário.